
8 dicas para gerir seu estúdio de fotografia
Compartilhe
Tirar excelentes fotos não é suficiente para alcançar o sucesso em um estúdio de fotografia, pelo contrário. Ainda que o fotógrafo seja muito habilidoso com a câmera, existem outros assuntos que também exigem foco total: como o gerenciamento do próprio negócio.
O mercado de fotografias está cada vez mais concorrido, e isso não é mais novidade. Assim, buscar alternativas para melhorar a administração do estúdio é o segredo para superar os concorrentes e aumentar o faturamento mensal.
Por outro lado, além do talento profissional, um fotógrafo também precisa assumir o papel de empreendedor para conhecer as melhores estratégias do mercado e colocá-las em prática.
Como você percebeu, basta ter as ferramentas certas para alcançar os resultados desejados. Então, veja como melhorar a administração do seu estúdio de fotografia com a ajuda das nossas dicas!
1. Monte o seu plano de negócios
Sem planejamento é impossível que qualquer negócio sobreviva no mercado atual. Muitos fotógrafos iniciam sua carreira sem compreender informações valiosas sobre como empreender.
Entretanto, a partir de um plano de negócio, é possível visualizar as projeções do estúdio, incluindo estratégias, conhecimento de mercado, gestão financeira, previsões de erros e acertos, entre outros detalhes que não podem passar despercebidos.
De forma resumida, um plano de negócios se baseia em organização das ideias, avaliação do mercado e público-alvo, desenvolvimento de ações de marketing, estratégias operacionais, estimativa de investimentos e faturamento.
Com tais informações em mãos, fica mais fácil gerenciar o estúdio e evitar surpresas desagradáveis ao longo do caminho.
2. Tenha organização financeira
Embora o mercado seja promissor, sem um controle correto das finanças, um estúdio pode fechar as portas mais cedo que imagina. Erros como não registrar as entradas e saídas, misturar o dinheiro particular com o da empresa, não fazer uma reserva financeira, não negociar com os fornecedores, por exemplo, podem arruinar os negócios e desequilibrar toda parte financeira.
Ao contrário disso, é indispensável acompanhar o fluxo do caixa com frequência, assim como contar com a ajuda de softwares para realizar os cálculos certos, visualizar despesas desnecessárias e, ainda, controlar os recebíveis e pagamentos.
3. Otimize os espaços
Independentemente do tamanho do seu estúdio de fotografia, saber otimizar o espaço tornou-se fundamental para melhorar a recepção dos clientes, encontrar documentos e desenvolver um bom trabalho.
Normalmente, são os equipamentos que ocupam mais espaço e precisam ser organizados de maneira produtiva, então, verifique o tamanho e proporção de cada um deles antes de fazer as instalações necessárias.
Além disso, lembre-se de medir com exatidão toda a área disponível em seu estúdio para fazer o melhor aproveitamento possível.

Estúdio do fotógrafo Primo Tacca Neto
4. Marque presença no meio digital
A imagem vale tudo quando se trata de fotografias. Por isso, marcar presença nas redes sociais é uma maneira inteligente de atrair clientes, divulgar o trabalho e conquistar o público.
Sem dúvida, o marketing boca a boca é funcional, mas existem algumas vantagens que somente a internet pode oferecer, principalmente para um fotógrafo e seu estúdio.
Isso mostra que, criar páginas no Facebook, Instagram e Twitter ainda é a melhor maneira de engajar o público e, de quebra, mostrar a qualidade do seu trabalho.
Mas isso não é tudo. Além das redes sociais, seu estúdio pode aproveitar o marketing digital para o envio de e-mails marketing, a criação de um blog e o desenvolvimento de um site.
5. Busque especialização constantemente
Saber todas as técnicas de fotografia, o melhor ângulo e a velocidade correto é fácil. O grande desafio é reconhecer o quanto o mercado está mais evoluído e exigente. Ainda que você seja um bom fotógrafo, buscar especialização em cursos, palestras, workshops e reciclagens é crucial para valorizar o seu trabalho.
A atualização constante permite ao fotógrafo adquirir muitos benefícios ao longo da sua carreira, além de conhecimentos que podem ser aplicados para gerir seu estúdio e torná-lo melhor frente aos concorrentes.
Os estudos e processos de aprendizado precisam fazer parte da bagagem de qualquer profissional, sendo um excelente fator para aumentar os valores cobrados e, assim, os lucros.
6. Tenha uma equipe qualificada
Com a ajuda de equipe qualificada, um estúdio tem mais chances de aumentar a produtividade e melhorar os processos já existentes. Todavia, tudo depende de boas contratações, ou seja, profissionais qualificados que possam fazer a diferença durante o trabalho, contribuindo não apenas com seu talento, mas também com sua cooperação.
Dessa forma, contratar fotógrafos ajudantes pode ser uma ótima ideia se for levado em consideração que, após cada sessão, é necessário desmontar os equipamentos, limpar o local e agendar a retirada das fotos.
Não se esqueça apenas de selecionar candidatos que já possuem certa experiência ou conhecimento no assunto para conseguir otimizar o tempo.
7. Ofereça o melhor atendimento
Seja qual for o segmento de fotografia que você atua, em casamentos, festas, eventos corporativos ou paisagismo, considere o cliente como a chave para o sucesso.
Fechar muitos contratos depende da qualidade do serviço prestado, mas também está relacionado à forma como você atende o público. O atendimento é uma ferramenta poderosa de persuasão, então, certifique-se de proporcionar o melhor aos seus clientes.
8. Invista em tecnologia
A tecnologia sempre será uma importante aliada em qualquer estúdio de fotografia. Considerando que sem ela nenhuma câmera poderia oferecer a melhor resolução, um fotógrafo precisa contar com equipamentos avançados para otimizar o seu trabalho e, também, sua produtividade.
Além de softwares para o armazenamento de fotos e, até mesmo, edição da imagem, um estúdio pode recorrer a outros benefícios como backups e sistemas de gerenciamento, além de operações simples como o cadastro de clientes.
De qualquer forma, investir em inovações tecnológicas é, de longe, uma estratégia necessária para superar a concorrência e desenvolver o melhor trabalho para os clientes, superando todas as suas expectativas.
Você já sabe que, para tirar fotos incríveis, é necessário ter uma boa câmera. Com o gerenciamento do estúdio de fotografia não é diferente. Por isso, acreditamos que, com a ajuda das nossas dicas, o seu estúdio certamente estará em boas mãos!
Gostou de ler o nosso artigo? Então, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro dos melhores assuntos!
LEIA MAIS: Afinal, como funciona o posicionamento do Google?
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe
Posts Relacionados


Apesar das limitações físicas, ele se tornou um fotógrafo incrível – E suas fotos são uma prova disso

5 documentários que todo fotógrafo deveria assistir

Dicas para comprar equipamentos fotográficos usados

Aprenda Fotografia em um vídeo de 1949 - Aula de composição
