
Como cuidar melhor da sua câmera?
Compartilhe
Câmeras profissionais não são nada baratas e por isso é necessário ter o máximo de cuidado com elas, principalmente se você quiser aumentar o tempo de vida do equipamento. Por isso, vamos listar algumas dicas de como cuidar melhor da sua câmera e lente para que você não quebre a cabeça com eventuais problemas.
No Brasil temos grandes empresas que vendem bolsas, bags e alça, desde as mais tradicionais como a Alhva até as mais estilosas como Nordweg e Black Hold
O fotógrafo Evandro Rocha já teve problemas com sua câmera, uma Sony FS700, na neve. Os botões travaram quando a neve derretou e a câmera não tinha nenhuma proteção. Por isso, pense sempre em proteger a sua camêra, para que não entre água!
1 - Levar em consideração a forma como você transporta seu equipamento
Ter uma bolsa ou bag para levar sua câmera, lentes e acessórios é importante para evitar quedas, riscos ou contatos que possam influenciar no funcionamento do equipamento. Além disso, sempre mantenha a alça da câmera, ela te dará mais segurança e conforto na hora de caminhar com o equipamento na mão.No Brasil temos grandes empresas que vendem bolsas, bags e alça, desde as mais tradicionais como a Alhva até as mais estilosas como Nordweg e Black Hold
2 - Tome cuidado fotografando em altas ou baixas temperaturas
A luz do sol e umidade pode danificar sua câmera, isso porque os componentes das câmeras são frágeis e pode ser que a forte luz solar, umidade ou chuva danifiquem seu equipamento. É claro que sua câmera não vai “morrer” na primeira gota de chuva ou no primeiro ensaio sob forte calor, mas é sempre bom evitar. Procure sempre deixar os equipamentos em locais cobertos (e sempre levando em consideração o primeiro ponto: dentro da bolsa).O fotógrafo Evandro Rocha já teve problemas com sua câmera, uma Sony FS700, na neve. Os botões travaram quando a neve derretou e a câmera não tinha nenhuma proteção. Por isso, pense sempre em proteger a sua camêra, para que não entre água!

Exemplo de câmera com plástico filme utilizada pelo Evandro Rocha
3 - Limpeza do equipamento
Câmeras e lentes, carregadas para todos os lados e em diferentes ambientes, acumulam todo tipo de poeira e sujeira, e é necessário ter um cuidado especial na hora de limpar. Por isso vamos te ensinar a como fazer a limpeza da parte externa da sua câmera, também das suas lentes e acessórios e do sensor.Limpeza da câmera
O correto é sempre começar limpando a parte externa da câmera e da lente, pois elas acumular muita poeira, uma vez que ficam expostas o tempo todo. Retire o excesso de poeira com um soprador ou pincel; limpe bem os botões e os cantos da câmera e, por fim, utilize uma flanela para dar o acabamento final.Limpeza da lente
É necessário ter um cuidado especial. Isso porque a lente pode riscar com muita facilidade. Comece limpando a parte frontal da lente com um borrifador e use um pincel para retirar a poeira das extremidades. Depois use um pano de microfibra, uma flanela, por exemplo, para retirar as marcas de dedos. Se você utilizar a flanela antes do borrifador, corre o risco dos grãos de areia riscarem a sua lente. Por isso sempre retire primeiro a poeira.Se você sentir que precisa umidecer um pouco a parte frontal da lente para retirar manchas, não molhe a flanela ou pingue gotas de água na sua lente, pois isso com certeza vai danificar seu equipamento. Basta assoprar na lente para que ela fique ligeiramente umidecida e passe a flanela.
Quanto a parte traseira da lente, limpe-a apenas com o borrifador. A parte interna traseira da lente vive acoplada na câmera e raramente é exposta ao ar, pois isso o borrifador já é suficiente. Não se esqueça de limpar as tampas que cobrem as lentes, tanto a parte da frente quanto de trás. Não adianta muito limpar a lente e ficar com as tampas sujas, não é mesmo? As tampas, aliás, você pode até limpar com mais frequência que a lente em si. Isso ajudará a manter a lente limpa por mais tempo.
Limpeza do Sensor
Você pode até pensar que a parte interna da câmera raramente ficará suja, mas a chance de grãos de areia e poeira entrarem é muito fácil, ainda mais na hora de trocar a lente.Mas como saber se seu sensor está sujo ou não? É muito simples! Pegue sua câmera com uma lente fixa e tire uma foto do céu azul, por exemplo, ou de qualquer outra superfície uniforme. Ah, é importante que o diafragma esteja aberto no máximo e o ISO sempre mais baixo. Quanto a velocidade, ela não influencia muito, mas não tem problema se o tempo de exposição for longo, pois mesmo com a foto borrada ainda será possível ver eventuais sujeiras. Depois de tirar a foto, dê bastante zoom na própria câmera e verifique detalhadamente a parte azul do céu, ou da superfíie uniforme que você escolheu para fotografar. Se houver pequenos pontos pretos ou brancos, isso quer dizer que seu sensor está sujo e precisa de uma limpeza.
Há muitas câmeras que possuem um limpador de sensor automático. Basta acessar o MENU e buscar pela opção de "limpeza do sensor". Espere para que a câmera faça todo o processo de limpeza sozinha e depois tire uma nova foto para verificar se seu sensor está limpo ou não. Esse é o primeiro método que você deve utilizar, mas se ainda assim seu sensor continuar sujo, é hora de partir para a limpeza manual.
Muitas câmeras têm a opção de limpeza manual. Basta buscar por essa opção, que provavelmente estará junto com a limpeza automática, e apertar em OK. Isso fará com que o espelho interno da câmera fique levantado, deixando o sensor exposto. Com o sensor exposto, é hora de iniciar a limpeza. Utilize primeiramente o borrifador para retirar grãos, pois se você usar um pincel primeiramente, corre o risco de riscar o sensor e a dor de cabeça será ainda maior. Com o borrifador, deixe a câmera virada para baixo e comece a soltar ar na parte interna da câmera. Cuidado para não colocar a ponta do borrifador em contato com o sensor. Mantenha sempre uma distância segura. Neste vídeo, é possível ver perfeitamente como deve ser feita a limpeza do sensor. Apenas com o borrifador, seu sensor não deverá ficar completamente limpo. É preciso utilizar acessórios específicos para limpeza de sensor que você encontra em lojas no Brasil como Emania ou do exterior como Bhphotovideo.
Neste vídeo é possível ver com clareza como deve ser feita a limpeza do sensor. Assista:
Caso sua câmera não tenha a opção de limpeza automática ou manual, há uma forma de limpar: deixe o sensor apontado para baixo e limpe a borda onde é encaixada a câmera com o borrifador. Na sequência, configure sua câmera para a velocidade de 30 segundos, dispare e limpe com o borrifador enquanto o obturador estiver aberto, mas tome cuidado na hora que o obturador fechar. Por isso é sempre bom se certificar que a bateria esteja bem carregada, para que o obturador fique aberto por mais tempo.
Por fim, a dica mais importante: se você não se sentir seguro para limpar seu equipamento sozinho ou ver que há sujeira em locais de difícil acesso e você não tem acessórios específicos de limpeza, não exite em levar sua câmera até a assistência técnica. Você vai acabar gastando mais dinheiro na assistência, mas pelo menos garantirá a integridade do seu equipamento.
Esse blog foi desenvolvido através de um EPICS Site.
Faça o seu clicando AQUI
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe
Posts Relacionados


Dicas para comprar equipamentos fotográficos usados

Aprenda Fotografia em um vídeo de 1949 - Aula de composição

O que é Espaço Negativo na Fotografia?

Guia para os modos de câmera (Av, Tv, Auto, M e mais)
