
Como funcionam as lentes Tilt-Shift?
Compartilhe
É comum encontrar em imagens de câmeras antigas "sanfonadas", elas são nada menos que versões anteriores das lentes Tilt-Shift, mas pra que elas servem? Qual a funcionalidade delas? Que efeitos elas causam nas imagens?
Vamos abordar essas e outras informações nesse post, então leia até o final para conhecer mais dessas lentes diferentes. :)
O que são lentes Tilt-Shift?
Também conhecidas como lentes basculantes ou de deslocamento, são um tipo especial de lente que permite o ajuste do plano de foco e a correção de perspectivas indesejadas. Elas possuem mecanismos de inclinação (tilt) e deslocamento (shift) que permite controlar a posição da lente em relação ao plano do sensor da câmera.
Como as lentes Tilt-Shift funcionam?
Nas câmeras antigas, esse movimento era feito ajustando a lente na frente da câmera, com a sanfona. Nas lentes modernas, o movimento é realizado por engrenagens dentro da própria lente, o que torna tudo mais compacto e prático.
Os anéis de controle dessa lente permite a inclinação e o deslocamento da lente. A inclinação (tilt) ocorre quando a lente é movida para cima ou para baixo em relação ao plano do sensor, enquanto o deslocamento (shift) ocorre quando a lente é movida para a esquerda ou para a direita. Esses movimentos permitem que o fotógrafo ajuste a perspectiva e o plano de foco da imagem.
Via - Fstoppers
Quais áreas ela se destaca?
São muito usadas em fotografias de arquitetura, em imagens externas e internas, devido à sua capacidade de corrigir distorções e manter linhas retas. Ao fotografar edifícios, por exemplo, é comum que as linhas verticais pareçam convergir para o topo da imagem. Com as lentes tilt-shift, o fotógrafo pode ajustar a inclinação da lente para corrigir essa convergência e obter linhas retas e paralelas, sem precisar corrigir no pós-processamento.
Na primeira imagem: Lente grande angular de 17mm - Distorções na perspectiva
Na segunda imagem: Tilt-Shift deslocada para cima e mantendo a câmera em um nível horizontal, a distorção desaparece.
São úteis também na fotografia de paisagem, permitindo que o fotógrafo amplie ou reduza a área de enquadramento sem a necessidade de mover a câmera. Isso é especialmente útil ao fotografar paisagens vastas, onde o ajuste do deslocamento permite capturar uma cena mais ampla sem distorcer a perspectiva.
Mas não se prenda apenas nessas áreas, ela pode ser usada para fotografar produtos e macro, já que é possível ajustar a profundidade de campo para destacar um objeto específico, enquanto o restante da imagem permanece em segundo plano desfocado.
Você pode ver o vídeo do Davi Janzen, onde ele mostra na prática e de um jeito muito legal como funcionam essa lente em diversas áreas. :)
Efeito miniatura com as lentes Tilt-Shift
Outro efeito interessante que pode ser alcançado com essas lentes é o chamado "efeito miniatura". Esse efeito cria a ilusão de que objetos do mundo real são miniaturas em escala reduzida.
Para esse efeito, usamos o tilt de forma contrária, deixando o plano de foco extremamente fino. Isso é especialmente interessante em paisagens urbanas com lentes grande-angular. Isso faz com que os objetos fotografados pareçam brinquedos em miniatura. O efeito miniatura pode adicionar um toque criativo e único às fotografias, e é frequentemente utilizado em fotos de cidades ou paisagens urbanas.

Julien Goettelmann
Vale a pena?
A resposta, depende...se você gosta de testar novos equipamentos, ela abre novas perspectiva que não estamos acostumados com uma lente convencional, porém, o preço dessas lentes podem ser um pouco "salgadas" rs, e é possível criar esses efeitos no pós-processamento, até os famosos efeitos de miniatura, por isso, vale a pena você analisar bem a lente tilt-shift de acordo com seus trabalhos e interesses.
Em resumo, as lentes tilt-shift são ferramentas de precisão com uso específico. Algumas áreas da fotografia se beneficiam bastante dessas lentes, enquanto em outras situações seu uso pode não ser tão prático. No geral, elas abrem possibilidades criativas que não estão disponíveis em outros equipamentos.
E aí, vocês têm alguma lente tilt-shift na sua coleção? Já utilizaram alguma vez? Deixem aqui nos comentários as suas opiniões sobre esse tipo de equipamento.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe