
Como tratar pele no Photoshop
Compartilhe
Sabemos que a pós-produção é uma das etapas mais importantes da fotografia. É o processo que vai resultar no produto final da sua arte, antes de ser entregue ao cliente. Nessa etapa, será comum ter que fazer o tratamento de pele para resultado mais satisfatório e agradável aos olhos do cliente, principalmente no caso de fotos de eventos sociais, ensaios, moda e publicidade.
Então como fazer o tratamento de pele no Photoshop? Essa é uma questão muito frequente para os fotógrafos em geral, tanto para quem não está muito habituado com as ferramentas de pós-produção e até mesmo para os profissionais - afinal a tecnologia está sempre apresentando novas soluções para o assunto, como o pluggins e aplicativos por exemplo.
Nesse artigo, você verá o passo a passo para o tratamento de pele no Photoshop - um modo básico e outro avançado - e outro com o plugin Portraiture. Vamos ao conteúdo.

Exemplo tratamento de pele no Photoshop
Tratamento de pele com recursos nativos do Photoshop
Tratamento simples para manchas e espinhas
Muitas vezes, tudo que precisamos é remover uma mancha de cravo ou espinha na testa ou nariz de uma modelo. Nesse caso, você não precisa se aprofundar em técnicas mais avançadas como a separação de frequências (já vamos falar sobre ela).
Em casos como esse, usar as ferramentas básicas de remoção e correção do Photoshop já é suficiente.
São elas:
- Spot healing brush tool
- Healing brush tool
- Patch tool

Ferramentas básicas de remoção e correção do Photoshop
A famosa "ferramenta band aid" é extremamente simples de ser usada. Basta selecioná-la e clicar em cima da área em que deseja fazer a correção.
Mas caso você tenha dúvidas, veja este tutorial de 5 minutos que explica o uso destas ferramentas de maneira bem simples.
Tratamento avançado para áreas maiores
Dito isso, vamos à técnica mais avançada para tratamento de pele, indicada para casos onde a fotografia exige um tratamento e equalização mais profissionais, como fotografia de moda ou fotografia corporativa, por exemplo. Estamos falando da técnica de separação de frequências, utilizada pelos fotógrafos profissionais para gerar uma tratamento de pele eficiente e natural ao mesmo tempo.
Mas como funciona a separação de frequência?
Antes do passo a passo, explicamos na teoria: é a separação da pele em duas camadas diferentes.
Em uma das camadas estará toda a luz e sombra; e na outra camada estará a textura. É a chamada camada baixa (luzes) x camada alta (texturas). Com essas camadas separadas, você pode editar a luz e a textura de forma independente, até chegar no ‘ponto’ ideal para a sua fotografia.
Na camada baixa, você pode tirar todo tipo de mancha da pele, como olheiras, manchas de espinhas cicatrizadas, etc. Além disso, vai suavizar a pele como um todo. Isso significa que nos pontos onde faltou iluminação, você poderá corrigir isso.
Na camada alta, você pode uniformizar a pele igualando seus tons e relevos. É justamente isso que dá uma cara profissional para o resultado final, evitando que a remoção de manchas fique perceptiva, permanecendo as nuances da pele.
Agora vamos aprender na prática?
Passo a passo da separação de frequências
1. Com a sua fotografia aberta no Photoshop, dê Ctrl + J duas vezes para duplicar a foto em outras duas camadas (além da original) da sua fotografia. Renomeie uma como “camada baixa” e outra como “camada alta”;
2. Com a camada baixa selecionada, clique em Filtro > Desfoque Gaussiano. Deixe o marcador entre 8,0 e 10,0. Esse valor depende da pele do seu modelo, e você terá que usar sua sensibilidade para ver qual o melhor valor para aplicar à camada.

3. Agora, com a camada alta selecionada, clique em Imagem > Aplicar Imagem e deixe os campos com os valores a seguir:

4. Você notará que sua imagem ficará acinzentada, mas é normal. Para corrigir isso, altere o modo de mesclagem de “normal” para “luz linear”.

Pronto! Agora suas camadas estão separadas. A camada baixa será responsável pela edição das luzes, e a camada alta pela edição da textura.
Edição da camada alta
Primeiramente, comece pela edição da camada alta, ou seja, das texturas. Com a camada alta selecionada, clique na ferramenta “Spot healing brush tool” e comece as remoções de espinhas, cravos e relevos manualmente. Para isso, é só clicar com a ferramenta em cima do local que deseja remover.
Dica extra: essa ferramenta também remove fios de cabelos indesejados no rosto.
Depois de fazer as remoções manuais, vamos para a…
Edição da camada baixa
- Com a camada baixa selecionada, clique na ferramenta “Lasso tool”. Em seguida, selecione as partes da pele em que há mistura de tons claros e escuros, ou desníveis de cor;

- Com a área selecionada, clique em Filtro > Desfoque gaussiano > dobre o valor que estava marcado antes [se estava em 9, coloque 18]. E pronto, você verá que o tom da pele da modelo ficou uniformemente suavizado.

- Repita esse processo em todas as áreas em que você detectar misturas de tons, e assim você vai chegar em um tom uniforme em toda a pele.
- É nessa hora que você deve corrigir olheiras e falhas de iluminação, pois essa camada irá alterar somente as cores e luzes, e não os relevos.
Dica extra: caso o corpo da modelo esteja exposto, faça a edição no corpo da modelo também - pois se somente o rosto receber essa edição, o contraste da edição ficará muito forte e desequilibrado.
- Depois, selecione as duas camadas e aperte Ctrl + E para unificá-las. E pronto! Temos um tratamento de pele profissional feito via separação de frequências.
Caso prefira, confira o tutorial em vídeo:
Tratamento de pele usando plugin Portaitrure
Plugins são ferramentas externas adicionadas dentro do Photoshop, e trazem benefícios e funcionalidades que os recursos nativos não tem, ou sintetizam alguns recursos para serem usados de forma muito mais fácil. É o caso do Imagenomic Portraiture, um plugin que concentra as todos os elementos de tratamento de pele em um só lugar.
Com uma interface bem amigável e intuitiva, o Portraiture facilita bastante a vida dos fotógrafos que gostam de agilizar a pós-produção durante o tratamento de pele.
Para usá-lo, é necessário comprar uma licença no valor de $199 dólares no site oficial da Imagenomic. O plugin só pode ser instalado em uma conta do Photoshop. O valor pode assustar, mas se você possui um bom fluxo de trabalho, o investimento vale a pena.
Após fazer a aquisição e instalação do programa no seu computador, basta acessá-lo no Photoshop clicando em Filtro > Imagenomic > Portraiture 3.
A janela do plugin (imagem acima) irá abrir automaticamente.
Dentro do plugin, você vai se deparar com 3 conjuntos de configurações, são eles:
- Smoothing
Onde você realiza ajustes de suavição da pele;
- Skin mask
Onde você cria uma máscara de efeitos sobre a pele;
- Enhancements
Onde você aplica efeitos sobre a máscara.

Interface do Portraiture dentro do Photoshop

Barra de configurações do Portraiture
Além disso, o Portraiture também vem com um pacote de presets de realces, uma espécie de preset específico para peles e tecnologia de "auto mask", que busca pixels próximos da tonalidade escolhida pelo usuário, criando uma máscara automática.
O editor de vídeos e designer Lucas Toledo fez um vídeo tutorial mostrando a interface, as funcionalidades e os poderes do Portraiture 3 - tudo fazendo um tratamento durante as explicações.
+ Leia também: Tratar fotos - os melhores apps e softwares
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe