
Fotos de Guerra Ucrânia
Compartilhe
Um dos principais assuntos do ano de 2022 e que perdura até hoje é a guerra entre Rússia e Ucrânia. As reportagens realizadas por jornalistas correspondentes nos deixam informados sobre a situação no local, mas as imagens produzidas por fotojornalistas chocam até mesmo os de coração mais frio.

Foto: Carol Guzy

Foto: Carol Guzy
A presença da fotografia em momentos históricos é conhecida desde a criação do equipamento fotográfico. De fato, a captura de momentos foi pensada e é feita para que haja a documentação do cotidiano. E essa é a função do fotojornalista.

Foto: Carol Guzy
Podemos destacar muitos fotógrafos de guerra e suas imagens impactantes, mas uma mulher norte-americana de 66 anos merece toda a nossa atenção neste momento. Carol Guzy nasceu em Bethlehem, Pensilvânia, e viveu lá até 1978, quando completou seus estudos no Northampton County Area Community College, graduando-se como Associado em Enfermagem Registrada. Uma mudança de opinião a levou ao Art Institute of Fort Lauderdale, na Flórida, para estudar fotografia.
Ela se formou em 1980 com o grau de Associado em Ciências Aplicadas em Fotografia. Guzy estagiou no The Miami Herald e após a formatura foi contratada como fotógrafa da equipe. Ela passou oito anos no jornal antes de se mudar para Washington, DC em 1988, onde se tornou fotógrafa da equipe do The Washington Post até 2014. Atualmente, Carol Guzy é freelancer.

Fotógrafa Carol Guzy
Ela é a primeira jornalista a receber um quarto Pulitzer - pela cobertura do terremoto no Haiti em 2010. Anteriormente, ela foi homenageada duas vezes com o Prêmio Pulitzer de Spot News Photography por sua cobertura da intervenção militar no Haiti e o devastador deslizamento de terra em Armero, Colômbia . Carol também recebeu o terceiro Prêmio Pulitzer de fotografia de longa-metragem por seu trabalho em Kosovo.

Foto: Carol Guzy
Com essa longa ficha de trabalhos e títulos conquistados, nós poderíamos facilmente pensar que Carol Guzy, em seus 66 anos de vida, estaria aproveitando a aposentadoria merecida. Porém, o sangue que corre em suas veias é de amor pelo fotojornalismo e em meio aos conflitos iniciais na Ucrânia, ela comprou uma passagem apenas de ida para Kiev para documentar os cenários de guerra. Imagens fortes, que nos fazem refletir sobre a perversidade humana, mas também sobre a história feita atraves da fotografia.

Foto: Carol Guzy

Foto: Carol Guzy
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe