
Gestão para fotógrafos: tudo que você precisa saber
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Afinal, a gestão para fotógrafos é tão importante quanto para outros profissionais.
O que difere um fotógrafo profissional daquele que encara a área como passatempo ou um trabalho que qualquer pessoa pode fazer é a visão empreendedora. O sucesso na profissão depende do preparo que o profissional tem para conseguir gerenciar o próprio negócio.
No mercado da fotografia, não basta ter talento para conseguir se destacar. É preciso ter profissionalismo, entender de marketing e tornar estratégica a visão de negócios.
Continue a leitura deste artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre gestão para fotógrafos para se diferenciar.
Empenhe-se na gestão do negócio
O principal fator de sucesso de um negócio é a capacidade de gerenciá-lo. Ainda que você tenha confiança de que é um excelente profissional ou que o mercado na sua região não seja tão competitivo, isso não é o suficiente para garantir a sua sobrevivência nele por muito tempo.
Por que fazer a gestão do negócio?
A importância de uma gestão de qualidade reflete-se na maneira como você conduz o seu negócio. Somente com ela você pode identificar erros e programar melhorias para torná-lo mais competitivo no mercado.
Mesmo um produto mal concebido pode ser ajustado e vendido — afinal, há quem compre. Por outro lado, quando o produto é bom, mas não é gerenciado corretamente, as chances de sucesso e de obter maiores lucros são reduzidas. É o que ocorre no mercado da fotografia.
Frequentemente você se depara com profissionais ruins que têm muita visibilidade e são constantemente procurados pelo público. São as pessoas que estão malucas ou os bons fotógrafos que não estão sabendo gerenciar os próprios negócios?
A gestão do negócio permite uma série de benefícios, mas o principal deles é transmitir ao público o real valor do seu trabalho. Não se trata de uma simples fotografia, de algo que qualquer pessoa faria. O correto gerenciamento agrega grandeza ao seu negócio e transforma a relação entre ele e os clientes.
Além disso, quando você foca na gestão do negócio, consegue aumentar sua produtividade ao tornar a execução das tarefas mais eficiente. Aquelas que tomam mais tempo para serem cumpridas são identificadas e as falhas que causam a demora são corrigidas, impactando positivamente na produção e na qualidade da entrega do trabalho.
Como fazer isso?
Uma das maneiras de gerenciar o negócio para torná-lo mais competitivo e ganhar mais destaque no mercado é por meio do planejamento estratégico. Ele é o responsável por nortear as suas ações como profissional, para alcançar os melhores resultados com menor exposição aos riscos. Isso torna mais fácil o planejamento dos próximos passos. É fundamental, nesse contexto, elaborar o plano de negócios.
Do ponto de vista prático, o plano de negócios define uma série de pontos necessários que permitem o gerenciamento do seu trabalho.
A seguir, saiba quais são os pontos básicos que devem ser estudados no seu plano de negócios:
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área de atuação (bairro, cidade, região ou estado);
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produtos e serviços oferecidos (fotografia, tratamento, impressão ou confecção de álbuns);
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público-alvo (perfil das pessoas que serão atendidas);
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posicionamento no mercado;
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plano de crescimento do negócio por meio do estabelecimento de metas para períodos pré-determinados;
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volume e perspectiva de investimento que será feito (compra de equipamentos ou insumos);
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escolha de colaboradores e fornecedores.
Dentro do plano de negócios, você precisa definir as necessidades da sociedade que serão atendidas pelo seu trabalho. Além disso, deve projetar o faturamento necessário para manter o negócio em funcionamento. Esse é um dos maiores desafios na gestão para fotógrafos.
Fique de olho nas finanças
O negócio do fotógrafo é ele mesmo. Além de ser o profissional responsável por registrar, tratar e entregar as imagens do cliente, ele também precisa fazer o marketing, atender o público e administrar as finanças.
Determinar preços, traçar o plano de lucro, cuidar dos investimentos e divulgar o trabalho estão entre as atividades que fazem parte da sua rotina como profissional de fotografia. Pensar em tudo não é fácil, e colocar em prática, muito menos.
O plano de negócios que citamos no tópico anterior é o primeiro passo que precisa ser dado para começar a cuidar da parte financeira. Como os custos são uma parte muito importante da sua atividade profissional, é fundamental ser realista diante deles.
Ao colocar os gastos no seu plano de negócios, lembre-se de não listar somente os seus sonhos. Coloque tudo o que for essencial — da locação aos equipamentos — e que possa atender inicialmente às demandas de trabalho sem que isso aumente muito as despesas.
Antes de aceitar um trabalho, faça um levantamento criterioso em torno dos custos. Nós sabemos que, no seu lugar, pode ser muito difícil determinar preços. Por isso, para facilitar, coloque no orçamento o necessário para executar o que foi solicitado. Não se esqueça de listar aspectos como o desgaste do seu automóvel e até o combustível; afinal, eles precisarão ser pagos eventualmente.
Quando você estiver em um momento de maior destaque no mercado, em que o público já o procura com cada vez mais frequência, talvez seja a hora de pensar em contratar pessoas para ajudá-lo. Antes de fazer isso, tenha a certeza de que os seus lucros continuarão existindo e rendendo o suficiente para pagar outra pessoa.
Se você tem dificuldade para fazer a gestão financeira do próprio negócio, comece separando o dinheiro pessoal daquele que é fruto do seu trabalho. Abra uma conta somente para gerenciar as finanças do negócio.
Caso seja necessário, peça para a gerência do banco um cartão de crédito exclusivo da conta corporativa. Faça um controle rígido em relação aos gastos, evitando a utilização dele para o pagamento das suas contas pessoais.
O ideal é que o dinheiro recebido (faturamento) com o seu trabalho seja o suficiente para cobrir os custos levantados no plano de negócios e ainda sobrar (lucros) para o pagamento das suas contas. Fique atento para guardar uma parte do lucro, pois ele será necessário para investir no crescimento do negócio.
Facilite a sua gestão elaborando um fluxo de caixa. Ele serve para identificar o total de dinheiro recebido e o quanto é gasto mensalmente, dando a real noção de faturamento e lucro. Dessa forma, é possível saber em que o dinheiro é gasto com maior ou menor frequência, bem como identificar os clientes que estão ou não pagando pelos serviços prestados.
O fluxo de caixa é um dos processos internos do seu negócio que devem ser otimizados, permitindo a organização necessária para trabalhar com mais tranquilidade.
Organize e otimize os processos internos
Os processos internos são todas as atividades que envolvem a sua rotina de trabalho e os equipamentos que serão utilizados para torná-la possível. Esses processos devem funcionar da melhor forma possível, pois evitam que o seu negócio perca tempo ou dinheiro.
Comece pelo mapeamento dos processos. Levante tudo o que o seu negócio faz, identificando o objetivo final de cada um deles, onde começam e terminam. Ao lado deles, destaque a expectativa que você tem para cada um.
Depois de descobrir quais são os processos que compõem o seu negócio, é hora de acompanhá-los e avaliá-los para saber se estão sendo executados de maneira correta. Isso torna possível identificar quais etapas estão funcionando corretamente e quais estão fazendo você perder tempo, recursos materiais e dinheiro.
Os erros e pontos que podem ser melhorados devem ser revistos com base em um pensamento estratégico, visando a correção sem que isso aumente os gastos.
A implantação das soluções para os processos que precisam ser otimizados deve ser feita em seguida. Em determinadas situações, é comum ter que reavaliar os processos várias vezes. Se esse for o seu caso, a melhor solução vai aparecer por meio de tentativa e erro.
Antes de sair aplicando as mudanças, faça uma autoavaliação. Você está disposto a melhorar? É necessário entender que as ações que envolvem a otimização dos processos são fundamentais para a gestão do negócio.
Para saber se elas estão entregando o resultado esperado, é preciso monitorá-las. Essa etapa é essencial dentro do processo de otimização, pois a comparação de resultados para períodos diferentes atesta se o impacto foi positivo ou não.
O monitoramento, bem como as outras ações descritas, pode ocorrer com o auxílio de uma ferramenta de gestão. Nela, você cadastrará os contatos dos clientes, as entradas e saídas financeiras, os processos e outros detalhes.
A otimização dos processos pode ocorrer até mesmo no tratamento das suas imagens. Por meio de presets (ações pré-programadas) que podem ser criados em ferramentas como Adobe Lightroom e Photoshop, você tratará as imagens com mais velocidade.
Tenha em mente que reformular processos é fundamental para melhorar as etapas do trabalho, com a finalidade de obter resultados cada vez melhores.
Tenha uma boa estratégia de marketing
Quem carrega a paixão pela fotografia no coração e transformou o próprio passatempo em profissão esquece, em muitos casos, que para se consolidar na carreira é preciso ter mais que talento. Muitos fotógrafos não obtêm êxito com o próprio negócio, por mais que realizem um trabalho maravilhoso, por não terem uma boa estratégia de marketing.
Além da gestão de negócios que citamos anteriormente, o fotógrafo precisa dominar algumas ferramentas do marketing para se destacar no mercado e vender mais.
O marketing é um conjunto de práticas atreladas à comunicação, mercado, relacionamento e consumo com o objetivo de agregar valor aos produtos adquiridos pelo público. Ele visa satisfazer as necessidades dos consumidores, estimulando o aumento da demanda para as ofertas oferecidas por um negócio — que pode ser o seu!
O trabalho de um fotógrafo costuma ser reconhecido por suas habilidades; contudo, alguns fatores como preço, local de atuação e tipo de produto entregue podem ser decisivos para fechar novos negócios. Quando bem desenvolvidos, eles permitem que você alcance os objetivos pretendidos em sua carreira.
Como o mercado é competitivo, você precisa se diferenciar dos demais conhecendo melhor o público que deseja atingir. Na fotografia, por exemplo, ocorreu uma fragmentação que dividiu o mercado em nichos: moda, casamento, natureza, newborn, formatura, eventos corporativos, publicidade, aniversários, entre outros.
Para que a sua estratégia de marketing funcionem bem, comece escolhendo um nicho de atuação. A partir dessa escolha, é preciso ter um bom site com portfolio, direcionado ao seu público. Depois, analise os concorrentes para entender quais são os diferenciais deles, o que eles fazem para atrair novos clientes e como eles trabalham. Paralelamente a isso, avalie o perfil do público almejado para identificar as melhores oportunidades de divulgação e vendas do seu negócio.
Com base nas informações e dados coletados, crie um planejamento estratégico. Envolva os objetivos do negócio, determine as ações que serão feitas, quem serão os responsáveis e o custo delas. Isso tudo deve constar em um cronograma de execução, apontando as etapas que deverão ser cumpridas.
Na prática, o marketing ajuda no posicionamento da sua marca no mercado. Uma medida importante para isso é a definição da identidade visual do seu negócio. Mais do que apenas o logo, a identidade visual está relacionada a todos os elementos utilizados em qualquer comunicação visual da sua marca, desde panfletos até o site.
Se o foco do seu trabalho é a fotografia de casamentos, por exemplo, você dificilmente impactará os clientes certos ao apostar num site repleto de fotos de natureza ou com um tom escuro demais.
Entenda que a identidade visual deve estar 100% conectada com o posicionamento da sua marca. Por isso, replique essa identidade para os seus perfis profissionais nas redes sociais, materiais de escritório, ambiente do seu estúdio e tudo mais que, de alguma forma, refletir o seu trabalho.
Cuide do seu equipamento fotográfico
O equipamento fotográfico é o instrumento necessário para a realização do seu trabalho; portanto, é fundamental que você cuide bem dele. Esses bens têm um custo alto de aquisição, não sendo sempre possível a substituição imediata de lentes, corpos de câmera e outros acessórios.
Entre os cuidados que você deve ter, destacamos a necessidade de manter o equipamento longe de locais úmidos e empoeirados. Deixe sua câmera e demais acessórios em ambientes arejados, mas distantes do sol. Guardadas em um lugar úmido demais, as lentes podem apresentar mofo e ter sua vida útil diminuída.
Para proteger tanto o corpo da câmera quanto as lentes, conte sempre com acessórios apropriados — bolsas, películas, tampas, pincéis e anéis para lentes. Eles ajudarão a proteger o seu equipamento do eventual contato com chaves, moedas, cartões e demais objetos que podem causar danos e arranhões.
Lembre-se de que a maioria dos itens que fazem parte do conjunto fotográfico não é à prova d’água; portanto, deve-se ter um cuidado maior quando for trabalhar em locações como cachoeiras, rios e praias. Até mesmo os respingos de água de um chuvisco podem danificar o equipamento.
Quando precisar trocar a lente, algo muito comum na rotina do fotógrafo, lembre-se de ir para um local distante do vento, de animais, de crianças e grupos de pessoas. Assim que efetuar a troca, tampe a lente e guarde-a na mochila.
Estar em locais com grande movimento de pessoas pode representar um risco para o seu equipamento fotográfico. Por mais que ela esteja em um tripé, sempre há o perigo de uma pessoa desavisada esbarrar e derrubar tudo no chão. Quando a câmera estiver em sua mão, jamais deixe de utilizar uma alça de punho ou pescoço.
As alterações climáticas também devem ser observadas na hora de usar a câmera. Ao viajar para lugares muito quentes ou frios demais, tenha cuidado para que a alteração brusca de temperatura não faça com que o equipe pare de funcionar.
Toda vez que o seu equipamento é exposto a condições extremas, ele está sujeito a voltar para casa sujo. Por isso, é fundamental que seja feita uma limpeza antes de usá-lo novamente. Adquira um kit com flanelas e pincéis próprios para a higienização do equipamento.
Antes de guardar sua câmera e demais itens, desmonte-a por completo. Remova a bateria, o cartão de memória e a lente que estiver encaixada.
Realize um atendimento ao cliente de excelência
O seu sucesso como profissional de fotografia também depende do tipo de atendimento prestado aos clientes. A boa relação com o público é um dos pilares que sustenta o negócio. Por mais que isso não pareça novidade, ainda se nota uma certa dificuldade para colocar as dicas de um bom atendimento em prática.
Na área da fotografia, você precisa começar pela empatia — capacidade de compreender os sentimentos e emoções das pessoas. Ela é fundamental para qualquer fotógrafo. Esse entendimento acerca do cliente engloba aspectos técnicos e a percepção de como fazer com que o serviço impacte de maneira positiva nas vidas das pessoas.
Coloque-se no lugar de quem você está atendendo. Essa iniciativa proporcionará melhores resultados, pois contribuirá para um relacionamento tranquilo entre você e os clientes. Eles se sentirão mais à vontade com o seu trabalho e indicarão para amigos e familiares.
Aproveite para aprender a conversar com o cliente, falando a língua dele. Mostre como funciona o seu serviço de maneira que ele entenda com facilidade. Demonstre disponibilidade e paciência para esclarecer dúvidas, melhorando assim a qualidade do seu atendimento.
Quando estiver atendendo um cliente, exponha todos os detalhes de forma detalhada. Não crie uma expectativa que depois você não será capaz de cumprir. A sua comunicação deve ser pautada em 4 palavras: segurança, clareza, objetividade e transparência. Isso permite que você ganhe a confiança das pessoas.
Para atender bem, trabalhe o seu equilíbrio emocional. Quando estamos irritados, afastamos as pessoas. No seu caso, isso pode te levar a perder clientes. Desenvolva a sua maturidade e paciência para conseguir se relacionar bem com os clientes, principalmente aqueles que demonstrarem um certo grau de insatisfação.
Não ignore as reclamações em hipótese alguma, pois elas podem ser um indicativo importante de como os serviços prestados conseguem ser aperfeiçoados. Nesse contexto, é fundamental compreender que nem todo mundo sabe expor suas insatisfações de maneira educada. Para evitar problemas, não abra mão do equilíbrio emocional.
Aproveite as oportunidades de contato para ouvir o consumidor. Solicite que ele avalie o trabalho realizado, pois isso também indica os pontos fortes e os que podem ser melhorados. Essa postura também ajuda a cativar o cliente, melhorando a qualidade do relacionamento entre vocês.
Entregue o trabalho final com qualidade
O fotógrafo que deseja se destacar no mercado deve ir além de boas imagens: é necessário criar estratégias que surpreendam os clientes. A entrega do trabalho, nesse contexto, pode ser realizada com foco no encantamento do público.
Como a maioria dos fotógrafos brasileiros trabalha por conta própria, tendo que assumir diversos papéis para manter o negócio funcionando (administrador, secretário, designer, tratador de imagens etc), é fundamental organizar a rotina para que ela não afete o cumprimento dos prazos acordados.
Apesar de essa ser uma jornada exaustiva de trabalho, na qual o fotógrafo se dedica a cada um dos clientes do início ao fim, o controle dos prazos precisa ser feito de forma rígida. O não cumprimento impacta em todos os pontos que nós abordamos anteriormente, principalmente o relacionamento com os clientes.
Falando em entrega, além do álbum, você também pode otimizar esse processo por meio de uma plataforma em que o cliente entra e baixa as imagens dele.
Ofereça também serviços diferenciados: fotos nos formatos certos para as redes sociais, impressas em objetos, feitas em um álbum que pode ser armazenado em uma caixa de madeira, além da versão digital. Lembre-se de que o público gosta de produtos personalizados e as imagens podem ser trabalhadas de diferentes maneiras. A quantidade de produtos e serviços oferecidos refletirá no volume de trabalho solicitado.
A gestão para fotógrafos é essencial para tornar o seu negócio rentável, eliminando a necessidade de você manter mais de um emprego para conseguir pagar as contas e investir no seu talento. Ter organização e uma boa noção de gerenciamento, além de criatividade e uma dose de empreendedorismo, o colocará numa posição de destaque no mercado.
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