
Quadros Fine Art
Compartilhe
Criar quadros com suas fotografias fine art para comercializar seu trabalho artístico nunca foi tão acessível e buscado pelos clientes. Uma divulgação bem feita combinada com fotografias de impacto que passam seus conceitos, são o caminho para um bom início ao mercado fine art.
Além de uma fotografia nos conceitos do fine art, você também precisa se preocupar com a qualidade dos quadros, tanto as molduras como os papeis em que serão impressos.
A Impressão de Quadros Fine Art vem sendo utilizada por colecionadores, museus, artistas, fotógrafos e pessoas de todo o mundo, seja para exposição ou para acervo pessoal.
Neste post você vai encontrar:
- Quadros Fine Art
- O mercado para quadros Fine Art
- Venda online de quadros Fine Art
- O que é impressão Fine Art
- Processo de impressão Fine Art
- Impressão Fine Art?
- O papel Fine Art
- Tipos de papel para Fine Art
- Recomendações de papéis Fine Art
- Tipos de impressão e molduras Fine Art
- A impressora e a tinta
- Cuidados antes da impressão Fine Art
- Boas práticas para Fine Art
- Como divulgar portfólio de fotos Fine Art
- Onde vender Fine Art
Quadros Fine Art
Quando falamos em arte visuais, facilmente vem à mente o local onde encontramos essas artes: museus, galerias e exposições em geral. E o que esses lugares têm em comum? Artes impressas.
A fotografia Fine Art por si só já é algo único e exclusivo, onde o autor busca expressar algum sentimento, conceito, linguagem ou ideologia.
Mas para se tornar realmente um "objeto de arte", que possa ser comercializado, exposto, colecionado, além de ser vendido como NFT, a alternativa mais comum é imprimir essa obra de arte com uma tiragem limitada.
Isso torna a arte mais exclusiva e consequentemente aumenta sua importância, pois quanto menor a tiragem, maior a escassez dessa obra, assim menos pessoas vão ter acesso a ela, tanto para comprar quanto para explorá-la comercialmente.
Reunimos aqui alguns fotógrafos brasileiros que estão usando a loja do site para divulgar e comercializar seus quadros de Fine Art:
O mercado para Quadros Fine Art
Existe um mercado gigantesco sedento por fotografias fine art em quadros. Além de galerias de arte (que é um mercado mais seleto e demanda um network mais difícil de entrar), o ramo imobiliário também traz possibilidades para o fotógrafo.
É muito comum arquitetos e designers de interiores indicarem móveis e quadros na finalização de uma casa, apartamento ou locais comerciais. Começar um relacionamento com esses profissionais, divulgando seu trabalho, sugerindo inclusão dos seus quadros em obras finalizadas e conversando sobre comissões e parcerias, pode ser uma bela porta de entrada para o seu trabalho de arte.
Venda online de Quadros Fine Art
Ainda é um mercado muito pouco explorado, porém com um potencial imenso. Ter a sua loja online, no seu site profissional de fotografia e divulgar suas obras por lá, combinado com uma boa estratégia de divulgação e até mesmo (e recomendo) de anúncios, pode acelerar seu crescimento no mercado e principalmente: suas vendas.
Ainda que exista muitas acepções do significado do termo Fine Art, esse conteúdo foi criado especialmente para que você entenda todo o processo de impressão Fine Art, desde o conceito, dicas, onde encontrar Quadros Fine Art, até as técnicas mais avançadas deste sofisticado estilo de impressão e enquadramento.
Você é fotógrafo Fine Art e quer vender suas fotos?
Na EPICS, você encontra as melhores soluções para conquistar seu espaço no mercado.
Conheça o Site EPICS, que além de servir como exposição para seu portfólio, tem Loja Online com:
- Cálculo de Frete
- Integração com Sacolinha do Instagram
- Pagamento Online (Cartão de Crédito e Boleto)
Saiba mais...
Fala com a Aline no Whats, tire todas suas dúvidas e ative seu e-commerce na melhor plataforma para fotógrafos ;)
O que é Impressão Fine Art?
A impressão Fine Arte tem exigências superiores a uma impressão comum fotográfica, os defensores da impressão fine arte, sugerem que existem tipos de papel, tipos de processos na impressão e emolduramentos específicos para se alcançar a exigência da obra fine arte.
Como falamos nos tópicos acima, ter uma tiragem limitada da obra também é uma característica da impressão Fine Arte.
Na lei francesa, de acordo com um decreto de 17 de fevereiro de 1995, uma “fotografia de arte” deve ser vendida como uma edição limitada de apenas 30 impressões, em todos os tamanhos. As fotos são acompanhadas de um certificado de autenticidade assinado pelo artista.
Fonte: artistics.com/en/how-frame-a-fine-art-photograph
Os museus, por exemplo, querendo conservar a durabilidade e qualidade da fotografia, com intuito de manter a preservação dos impressos, passou a utilizar a impressão Fine Art, que é considerado um recurso superior, definido pela longevidade e conservação dos impressos.
O processo da impressão de Quadros Fine Art requer cuidados especiais, um material específico, manuseio a uso de luvas para a arte não sofrer nenhuma marca ou mudança de sua fotografia original.
Processo de Impressão Fine Art
Uma impressora de alta definição, tintas de qualidade, papel adequado e o monitor devidamente calibrado...
Esses são os quatro requisitos recomendáveis para que seja produzida uma impressão Fine Art de qualidade.
Também conhecido como Giclée, a impressão Fine Art se trata de um processo de impressão a jato de tinta, produzido digitalmente, seguindo características que permitem obter uma definição de imagem superior quando se trata de imprimir fotos ou qualquer outro tipo de representação gráfica.
Basicamente, utiliza-se uma impressora específica, com 9 a 12 cores, sua tinta não pode ser corante comum, a tinta usada é de pigmento mineral.
Fontes: HelioPrint e MeloBastos

Quadro: Lutterbach

Quadro: Erit Lux
Utiliza-se também papéis fine art, como fibra de algodão, alfa celulose, canvas ou fibra natural, como o papel de arroz ou de bambu.
Após o processo de impressão há o emolduramento, um processo muito mais técnico que envolve, por exemplo:
- Vidro com proteção UV
- Praticamente sem reflexos
- Moldura e formato de caixa
- Fotografia afastada do vidro.
Explicaremos mais abaixo sobre tipos de papéis e tipos de molduras Fine Art.
Impressão Fine Art
Atualmente, artistas utilizam esse tipo de impressão para se obter cores mais puras, acabamentos perfeitos e uma maior durabilidade da obra.
Essa técnica de impressão permite que o pigmento se deposite em forma de pequenas gotas sobre o papel ou onde estamos imprimindo, fazendo com que tramas, padrões e formas se desenham de maneira muito mais definida.
Assim, obtém-se uma impressão Fine Art, com aspecto de reprodução manual.
Não obstante, outro motivo muito forte para imprimir em Fine Art é o uso do papel de algodão. Com ele, a duração da impressão, em boas condições de armazenamento, pode superar os 150 anos.
O Papel Fine Art
É muito importante a escolha do papel, pois é o que vai decidir a vida útil de seu Quadro Fine Art.
Um papel de qualidade inferior não adere as cores de tinta perfeitamente, danificando a qualidade da impressão, modificando os tons da imagem e sendo de curta durabilidade.
As marcas de papéis Fine Art mais utilizadas e conhecidas por sua alta qualidade são a Hahnemühle e a Canson.
Dentro das marcas acima, existem uma infinidade de papéis, os mais utilizados são o papel alfa celulose e o papel de algodão, que já foram citados anteriormente.
Além de utilizar o papel adequado, devemos tomar algumas precauções durante o seu manuseio.
É recomendado não manusear os papéis que serão utilizados em impressões sem o uso de luvas de algodão. Isso porque esses papéis são muito sensíveis e qualquer toque sem proteção pode arranhar ou deixar marcas permanentes.
Além disso, os papéis podem perder sua durabilidade e sofrer danos futuros devido à oleosidade natural da pele.
Tipos de Papel para Fine Art
Papel Photo Glossy
Feito especialmente para impressão a jato de tinta com excelente desempenho e alta resolução.
O seu acabamento brilhante dá um alto brilho, além de ser compatível com Adobe RGB 1998, sRGB e outros.
Este papel também é resistente a água e desbotamento, com durabilidade estimada de 75 anos, em condições ideais.
Papel de algodão Photo Rag
Este papel tem alta qualidade e possui uma ótima resistência ao envelhecimento. Sua textura superficial é lisa, fosca e sedosa.
São essas e outras que fazem dele um dos melhores papéis para esse tipo de trabalho.
Papel de algodão Canvas
Esse papel é feito de um material específico, com objetivo de se assemelhar ao máximo a uma tela de pintura.
Possui uma textura de tecido, também resistência à água, e pode ser estendida e montada sobre chassis de madeira.
Pode possuir tanto uma superfície com brilho, que remete a pinturas em tinta acrílica, quanto uma superfície mais fosca, que remete a tons pastéis.
Recomendações de Papéis Fine Art
Embora os arquivos de imagem digital possam ser compartilhados e enviados facilmente online, nada melhor do que ter a foto impressa real para você tocar, admirar ou até mesmo presentear os amigos.
Mas você não pode simplesmente imprimir sua fotografia em qualquer papel, você precisa de um papel de alta qualidade que fará com que suas imagens se destaquem e tenham uma boa aparência.
O papel fine art é a melhor escolha para fotografia impressa – não há nada como uma impressão fine art para destacar as melhores qualidades de uma fotografia. No entanto, nem todos esses produtos são iguais. O que funciona para imprimir um tipo de fotografia pode não funcionar para outro.
Seja para impressão de uma fotografia para exibição ou como presente, você precisará do tipo certo de papel. Veja abaixo alguns dos melhores papéis para fotografia Fine Art.
Ilford Galerie Cotton Artist Textured
O papel texturizado Ilford Galerie Cotton Artist é feito em molde de pano 100% algodão, fabricado em uma fábrica de papel tradicional, e pesa 310 GSM. Ele tem um acabamento fosco, mas esse não é o único chute visual que ele tem.
O processo de fabricação confere uma superfície texturizada e semi-lisa que a maioria dos outros papéis fotográficos não possui, dando uma sensação mais tradicional de aquarela a qualquer coisa impressa na superfície.
Isso torna o Cotton Artist Textured um pouco diferente dos outros produtos aqui e mais uma escolha de nicho. Experimente o acabamento fosco texturizado e seu efeito visual para ver se funciona para o tipo de foto que deseja imprimir. Se você precisar de um papel que possa imprimir uma fotografia para parecer uma pintura tradicional, vá com o Cotton Artist Texturizado de Ilford.
Hahnemuhle Photo Rag High Gloss Baryta
O Hahnemuhle Photo Rag Baryta é um papel brilhante 100% algodão com densidade de 315 GSM. O sulfato de bário no papel de barita permite que as cores passem especialmente bem, tornando-o excelente para impressões de alto contraste e qualquer coisa que precise de alto impacto visual.
Melhor ainda, a Hahnemuhle fornece perfis ICC para download em sua página oficial - permitindo que você ajuste suas configurações com base em sua configuração específica de impressora, tinta e papel. Ele ainda tem um preço bastante razoável no que diz respeito aos papéis fotográficos, para que os novos fotógrafos profissionais não precisem se preocupar em quebrar o banco.
Esta combinação de vantagens e a capacidade de cor extra do revestimento fazem do Photo Rag Baryta a nossa melhor escolha, tanto para um papel de belas artes brilhante, bem como, em geral, o melhor papel de belas artes para fotografia.
Moab’s Somerset Enhanced Velvet
O Somerset Enhanced Velvet da Moab é um papel 100% algodão com acabamento fosco e gramatura de 330 GSM. Os papéis foscos normalmente imprimem uma faixa de cores mais baixa do que os papéis brilhantes, mas a Moab compensou isso com este produto.
Na maioria dos outros papéis fotográficos, o papel em si é apenas uma superfície, com o revestimento fazendo a maior parte do trabalho.
Em contraste, o Somerset também usa a superfície do papel, proporcionando uma profundidade de cor que a maioria dos outros papéis foscos não consegue igualar. Junte isso aos perfis ICC da Moab e você pode obter impressões quase tão boas quanto papéis brilhantes.
Somerset Enhanced Velvet tem um preço bastante razoável para todas as qualidades que possui. É a melhor escolha para quando você deseja o melhor papel artístico (fosco).
Hahnemuhle 300 GSM FineArt Baryta Satin Photo Paper
O papel fotográfico Hahnemuhle FineArt Baryta Satin é feito de alfa-celulose, com gramatura de 300 GSM e acabamento brilhante. Apesar do material, este não é um papel convencional de celulose e atende a todos os padrões que os papéis fine art à base de algodão cumprem.
A superfície de brilho acetinado o torna uma excelente escolha se você precisar equilibrar as virtudes do papel brilhante e fosco para uma impressão, tornando-o um bom complemento para sua preferência de acabamento usual.
O custo pode ser um pouco mais alto do que o normal, então considere se o acabamento brilhante vale o investimento extra.
Innova Art Editions Etching Cotton Rag
O papel Etching Cotton Rag da Innova Art é feito de 100% algodão de grão macio com gramatura de 315 GSM e acabamento fosco. Apesar do acabamento, o revestimento Innova confere ao papel uma excelente densidade máxima e gama de cores. Isso significa que ele exibe cores muito bem – especialmente para um papel fosco – então não hesite em usá-lo para impressões coloridas.
Se você precisa de um papel fosco, mas não quer sacrificar nenhuma qualidade de cor, o Etching Cotton Rag é uma excelente escolha. Além disso, também é uma compra bastante acessível para seu tipo.
Moab Slickrock Metallic Pearl
Moab Slickrock Metallic Pearl é feito de 100% alfa-celulose com gramatura de 260 GSM com acabamento metálico. Embora isso seja mais leve que a média, ainda é comparável às capas de revistas típicas. Pense em papéis metálicos como um subconjunto de acabamentos brilhantes. Eles tendem a se sair menos bem com detalhes nítidos e definição, e são melhores em mostrar sombra e luz.
O papel metálico também se sai bem ao retratar imagens com brilho, então fotografias como carros, equipamentos industriais, joias ou acessórios polidos ficarão excelentes no Slickrock Metallic Pearl.
Se você tem muitos cenários metálicos ou quer trabalhar com o claro-escuro para uma impressão, Slickrock Metallic Pearl é o papel de arte certo para você.
Epson Exhibition
O Epson Exhibition é um papel à base de fibra com peso de 325 GSM e acabamento brilhante. Possui excelente gama de cores e densidade máxima, dando às suas imagens pretos profundos e mais riqueza de cores em comparação com outros papéis.
No entanto, grande parte desse excelente desempenho é porque o papel de exposição incorpora agentes de branqueamento óptico (OBAs).
Isso faz muito pela gama de cores e densidade, mas também significa que a qualidade da imagem será degradada como os OBAs. Para impressões de casamento ou lembranças semelhantes destinadas a durar anos ou décadas, esse será um fator importante.
Ainda assim, ele funciona bastante barato. Se você precisa de uma qualidade de imagem excelente sem ter que pagar caro por impressões de belas artes, a Epson Exhibition fará o trabalho muito bem.
Conclusão
Qualquer que seja a sua necessidade, há um papel para isso.
- Você está fotografando metais ou qualquer coisa que brilhe?
Pegue uma caixa de Moab Slickrock Metallic Pearl.
- Você quer mostrar uma fotografia debaixo de uma moldura de vidro?
Moab Somerset Enhanced Velvet é o papel para você.
- Você precisa de brilho e pop visual, ou apenas o melhor papel de arte disponível?
O Hahnemuhle Photo Rag Baryta, nunca decepcionou um comprador.
Tipos de impressão e molduras Fine Art
Laminação de alumínio e moldura
Esta primeira opção refinada é feita em duas etapas: na primeira etapa, após a fotografia ser impressa em papel fine art, ela é prensada em uma placa de alumínio autoadesiva usando um laminador profissional, o rolo aplica uma pressão uniforme na fotografia colando-o uniformemente na placa.

Untitled I, Prism series - Matthieu Venot

Untitled I, Prism series - Matthieu Venot
A segunda etapa é adicionar uma moldura de alumínio à placa, produzindo um efeito flutuante na fotografia depois de pendurada na parede.
Na parte de trás da placa de alumínio, é colada uma moldura de espessura variável (conforme necessário) que altera o efeito quando pendurada.
Esta é uma solução flutuante elegante com um efeito de sombra aprimorado quando comparado a outras opções de enquadramento.

Untitled I, Prism series - Matthieu Venot
Enquadramento "clássico"
Com esta moldura, a laminação é necessária para um acabamento perfeito. Também evita que a fotografia se danifique ou enrole, e pode ser feita em papelão ou chapa de alumínio.
A fotografia é colocada em uma placa autoadesiva usando um laminador profissional, o rolo aplica uma pressão uniforme na fotografia à medida que ela é pressionada na placa.
O emoldurador então faz a moldura de madeira externa que irá cercar a placa e a fotografia. O tamanho da moldura de madeira pode variar, pode ser grosso ou fino e ajudará a proteger a fotografia fine art.

Palm Cockatoo #3, Los-Angeles, CA, 2016 - Brad Wilson

Palm Cockatoo #3, Los-Angeles, CA, 2016 - Brad Wilson

Palm Cockatoo #3, Los-Angeles, CA, 2016 - Brad Wilson
Moldura de vidro antirreflexo 'clássica'
Com este quadro, a laminação é necessária. A fotografia é colocada em uma placa autoadesiva usando um laminador profissional, o rolo aplica uma pressão uniforme na foto à medida que é colada na placa.
No entanto, a moldura também contém uma folha de vidro em cima da fotografia para protegê-la. É importante usar vidro antirreflexo de qualidade de museu para não degradar a qualidade da imagem.
Além do vidro de alta qualidade, uma característica estética desta moldura profissional é a adição de um suporte para cercar a fotografia.
A montagem é feita de folhas de tamanhos variados de um material à base de papel, colocadas ao redor da imagem. Eles são chanfrados, montados e revestidos, adicionando profundidade à fotografia emoldurada.

Vestiário da Mina II - Gina Soden

Vestiário da Mina II - Gina Soden
O emoldurador pode adicionar as montagens às fotografias, mas essas margens brancas também podem fazer parte da própria arte fotográfica.
Como exemplo, as fotografias de Christophe Jacrot abaixo são impressas com uma margem branca no papel emoldurando a imagem, também conhecido como montagem.

Série Snjör- Christophe Jacrot

A Fazenda, Série Snjör- Christophe Jacrot
Moldura de caixa americana
Nesta opção de enquadramento, a primeira etapa também é a laminação. O emoldurador adiciona uma moldura à placa de alumínio. Semelhante à opção de moldura de alumínio, um efeito flutuante é criado graças à distância entre as bordas da fotografia e do quadro.

160.07.11, Homenagem à Série Modigliani - Klaus Kampert

160.07.11, Homenagem à Série Modigliani - Klaus Kampert
A Impressora Fine Art
Para uma exigência e uma alta fidelidade das cores, se você quer comercializar o fine art são indicados alguns tipos de impressoras específicas para se usar neste mercado.
As impressoras mais comuns utilizam o modo CMYK para impressão, um sistema de cores subtrativas formado por Ciano, Magenta, Amarelo e Preto.
Quando falamos de Fine Art (ou giclée), é comum ser acrescentado outras cores, como Ciano claro, Magenta claro, até 3 tipos de Cinza e Preto e outras cores mais incomuns como laranja e verde, dependendo do tipo de impressora.
Por usar mais cartuchos de tinta, a impressora jato de tinta tem capacidade de imprimir milhares de combinações de cores e representar graduações suaves.
Para realizar as impressões com as características fiéis a Fine Art, não é recomendado escolher equipamentos que utilizem menos de 6 cores, nesse tipo de trabalho, prefira impressoras com 12 cores.
O modo que a impressora irá jogar a tinta no papel é crucial para o resultado final, por isso a melhor opção será impressoras com tecnologia jato de tinta.
A tecnologia jato de tinta apresenta uma série de vantagens às impressões, como a capacidade de trabalhar com papéis de fibra de algodão, diversas gramaturas, texturas, papéis aquarela, canvas, tecidos e outros.
A Tinta
Na hora de imprimir um Quadro Fine Art, a finalidade principal é a PERMANÊNCIA, portanto, a tinta correta a ser utilizada é a de PIGMENTO MINERAL.
Isso porque, a tinta corante penetra o papel de impressão, já a tinta pigmentada é feita para "grudar" na superfície da obra.
Fonte: HDInk - Tipos de tinta para impressão
Elas também são muito mais resistentes à luz do sol, permitindo assim uma exibição de Quadros Fine Art em exposições externas ao ar livre.
Por serem mais resistentes à água, assim como quimicamente mais estáveis, garantem a longevidade e permanência da qualidade de sua impressão Fine Art.
Esse tipo de tinta "gruda” sobre a superfície do papel, assim, cada gota de tinta que tocar o papel se mantém no local exato em que foi despejado, diferente da tinta corante, que penetra no papel.
Quando o assunto é impressão Fine Art, a fidelidade à imagem original é um fator indispensável, por isso utilize sempre tintas e componentes de boa qualidade em sua impressora.
Cuidados antes da impressão Fine Art
Os cuidados com a sua obra Fine Art começam desde a idealização, as configurações da sua câmera, até chegar no processo final da impressão. Veja abaixo:
Configurações de câmera para Fine Art
Não existem regras na arte, mas a qualidade da obra pode fazer a diferença quando você encontrar compradores mais exigentes.
Fotografar no modo RAW (o equivalente ao negativo do digital) aumenta seu alcance dinâmico na pós-edição, trazendo mais possibilidades de criação na sua obra.
Boas práticas para Fine Art
Uma Fine Art exige alguns cuidados especiais para reduzir os riscos de deterioração: manuseio, transporte, armazenamento e exposição.
A durabilidade da Fine Art é superior a 200 anos, desde que essas normas de conservação sejam observadas:
- Nunca expor diretamente ao sol, a água ou umidade excessiva.
- Passar somente um pano sem fiapos, macio e seco, para a limpeza da tela.
Como divulgar portfólio de fotos Fine Art
Você pode começar a divulgar entre amigos e profissionais que podem te introduzir neste mercado, como dito anteriormente em "o mercado para quadros fine art", pode usar seu perfil profissional ou até mesmo criar um perfil nas redes sociais só para seus projetos Fine Art.
Entretanto, é muito importante que você saiba exatamente como quer ser reconhecido neste mercado, pois mesmo que ainda muito pouco explorado, o mercado de Fine Art possui um potencial imenso.
Para isso, recomendamos que você tenha um Site Profissional para divulgar suas obras por lá, que seja otimizado com as buscas do Google e já inclua Loja Online para receber suas obras.
Onde vender Fine Art
Para vender quadros online, é fundamental que você tenha um local na internet para as pessoas interessadas em fine art analisarem suas obras e até mesmo finalizar a compra sem que você tenha que atender diretamente cada um.
Não adianta ter uma boa estratégia de divulgação e até mesmo anúncios rodando, sem que você tenha um Site Profissional que passe credibilidade e junto de uma Loja virtual, onde você pode receber pedidos e os pagamentos com facilidade, tanto para você quanto para seu cliente.
Pronto para imprimir seus Quadros Fine Art?
Agora que você entendeu que uma obra Fine Art começa desde a idealização até a materialização e os cuidados com as molduras, encorajamos você a imprimir o seu primeiro quadro Fine Art.
Você é fotógrafo Fine Art e quer vender suas fotos?
Na EPICS, você encontra as melhores soluções para conquistar seu espaço no mercado.
Conheça o Site EPICS, que além de servir como exposição para seu portfólio, tem Loja Online com:
- Cálculo de Frete
- Integração com Sacolinha do Instagram
- Pagamento Online (Cartão de Crédito e Boleto)
Saiba mais...
Fala com a Aline no Whats, tire todas suas dúvidas e ative seu e-commerce na melhor plataforma para fotógrafos ;)
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe