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Como criar uma oferta de Black Friday para seus clientes


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A Black Friday é uma das maiores datas comerciais do mundo, e mesmo no universo da fotografia, podemos aproveitar esse evento para impulsionar as vendas e fidelizar clientes. Pensando nisso, elaboramos este post para te ajudar a criar uma oferta tentadora que valorize seu trabalho e atraia seu público-alvo. Vamos lá?

1. Defina seu objetivo

Antes de mais nada, determine o que você deseja alcançar com sua promoção de Black Friday. Isso pode ser desde a venda de ensaios fotográficos, ampliação do portfólio de clientes ou até a venda de fotos adicionais de ensaios já realizados. Tendo um objetivo claro, será mais fácil estruturar sua promoção.

Exemplos:

Aumentar a visibilidade da sua marca

Se você é um fotógrafo iniciante ou está tentando entrar em um novo nicho de mercado, a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para apresentar seu trabalho a um público mais amplo.
Oferecer descontos ou pacotes promocionais pode atrair novos clientes que, de outra forma, talvez não considerassem seus serviços.

Fidelização de clientes

Ofereça promoções exclusivas para clientes recorrentes. Isso pode ser um desconto adicional, uma sessão de fotos extra, ou até mesmo um brinde exclusivo. Isso mostra apreço pelos clientes leais e incentiva-os a continuar contratando seus serviços.

Vender ensaios temáticos

Se você tem um conceito ou tema específico que gostaria de explorar mais (como ensaios de Natal, Halloween, ou sessões de fotos vintage), a Black Friday pode ser uma ótima ocasião para promovê-los.

Foto Como criar uma oferta de Black Friday para seus clientes
 - Imagem 0

Foto: Eslin Granado

Liquidar espaços na agenda

Se você tem algumas datas disponíveis nos próximos meses, pode oferecer descontos especiais para quem reservar esses dias específicos.

Promoção de novos serviços

Se você começou a oferecer um novo tipo de serviço, como vídeos, drones ou impressões em novos formatos, use a Black Friday para promovê-los a um preço especial.

Foto Como criar uma oferta de Black Friday para seus clientes
 - Imagem 2

Foto: Leôncio Costa

Venda de produtos físicos

Se você oferece álbuns impressos, quadros ou outros produtos físicos relacionados à fotografia, estabeleça como objetivo impulsionar as vendas desses itens.

Foto Como criar uma oferta de Black Friday para seus clientes
 - Imagem 1

Foto e Álbum: Fernando Lima

Aumentar inscrições em workshops ou cursos

Se você oferece cursos, workshops ou mentorias, pode utilizar a Black Friday para oferecer descontos nas inscrições ou até mesmo bônus adicionais para quem se inscrever nesse período.

Ampliação do portfólio

Ofereça descontos para ensaios específicos que você deseja adicionar ao seu portfólio. Por exemplo, se você é um fotógrafo de casamentos e quer explorar a fotografia de maternidade, pode dar descontos para sessões de maternidade durante a Black Friday.

Parcerias com outros negócios

Estabeleça como objetivo criar colaborações com outros negócios, oferecendo pacotes conjuntos. Por exemplo, se você se associar a um maquiador ou estilista local, os dois podem oferecer um pacote combinado com desconto.

Aumento do ticket médio

Ofereça combos ou pacotes que incentivem o cliente a gastar mais. Por exemplo, uma sessão de fotos combinada com um álbum impresso por um preço especial. E você pode usar o EPICS Select para enviar as fotos para escolha, possibilitando que ele pague online pela fotos extras.

Estes são apenas alguns exemplos de objetivos que os fotógrafos podem estabelecer para suas promoções de Black Friday. O mais importante é escolher objetivos alinhados ao que você deseja alcançar em seu negócio e que faça sentido para sua realidade e público-alvo.

2. Estabeleça o desconto

Agora que você já tem seu objetivo, seja generoso, mas sempre pensando na saúde financeira do seu negócio. Lembre-se que o desconto deve ser atrativo para o cliente, mas ainda assim manter uma margem de lucro que faça sentido para você.

3. Crie pacotes exclusivos

Uma excelente estratégia é criar pacotes exclusivos para a Black Friday. Por exemplo:

  • Pacote Black: Inclui ensaio fotográfico de 1 hora + 20 fotos editadas com 20% de desconto.
  • Pacote Gold: Ensaio fotográfico de 2 horas + 40 fotos editadas e 5 impressas com 30% de desconto.

4. Ofereça venda de fotos adicionais

Utilizando a plataforma Epics Select, incentive a venda de fotos adicionais. Se um cliente comprou um pacote com 10 fotos, por exemplo, durante a Black Friday você pode oferecer um desconto especial para fotos adicionais.
No Select você consegue até colocar descontos progressivos, quanto mais fotos, mais desconto ela terá no valor total.

Teste o Select por 14 dias grátis

5. Promoção “Indique um amigo”

Ofereça descontos para clientes que indicarem amigos para ensaios. Assim, você não apenas fideliza seu cliente atual como também conquista um novo.


6. Divulgação é a chave

Use todas as suas plataformas - seu site Epics, redes sociais, e-mail marketing - para divulgar sua promoção. Crie vídeos teasers, banners e conteúdos atrativos para gerar expectativa e engajamento.

Exemplo: Reels do Workshop do Rafael Fontana - Free Soul

 

 
 
 
 
 
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Uma publicação compartilhada por Rafael Fontana Fotografia (@rafaelfontanaphotography)

 

7. Mostre seu valor

Além do desconto, é fundamental mostrar para o cliente o valor do seu trabalho. Crie posts que detalhem o processo de edição, seus estudos, a qualidade dos equipamentos que você utiliza e os cuidados que tem na hora de realizar os ensaios.


8. Feedback e Melhoria

Após a Black Friday, reúna feedback dos clientes e avalie os resultados da promoção. Isso te ajudará a entender o que funcionou e o que pode ser melhorado para as próximas edições.

O que achou? Comente abaixo!

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