Como se posicionar no mercado?
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Você deve saber que não é uma tarefa fácil se posicionar e se consolidar como referência no mercado de fotografia.
Mas também é fato de que muitos fotógrafos não tem um guia de como alcançar esse status. Afinal, existem muitas variáveis que determinam o trabalho de um profissional como referência, como por exemplo o tempo de profissão, indicações, trabalhos de destaque, e claro, posicionamento na web.
É sobre este último termo que vamos falar nesse post.
O primeiro passo para se posicionar bem, claro, é ter um site. Sabemos que as redes sociais funcionam como ótimos canais de divulgação do nosso trabalho, mas são osciláveis (veja exemplo do Snapchat) e não oferecem ferramentas de controle nem de gestão de contatos, ou seja, essa não é a forma ideal de buscar por novos contratos. Outro detalhe: as pessoas não buscam por serviços no Search do Facebook ou do Instagram, mas no Google. E é por lá que a maioria das pessoas localizam o seu trabalho.
O segundo passo é definir seu público-alvo. Basicamente, um fotógrafo(a) deve saber em quem focar as estratégias do seu negócio. Quanto mais específico seu público, mais fácil posicionar seu site para buscar com relação à sua área de atuação.
Sendo assim, o terceiro passo é definir sua área de atuação. Um(a) fotógrafo(a) deve estar ciente de que não dá para abraçar o mundo e fotografar todo tipo de evento ou de ensaio. Os melhores fotógrafos do Brasil e do mundo, geralmente, seguem apenas um campo de fotografia, como por exemplo casamentos ou viagens. Em outras palavras, se você quer fotografar casamentos, seu site não deve conter nas palavras-chave "fotógrafo de formaturas" ou "fotógrafo de aniversários". Do contrário, o Google não entende o que você é e não te posiciona bem em nenhuma destas buscas.
Logo, outro passo importante é definir sua cidade de atuação. Se você mora em cidade pequena ou média, essa tarefa se torna um pouco mais fácil. Assim os buscadores vão indicar você com mais facilidade quando procurarem por fotógrafos nessas cidades. Por outro lado, se você mora em uma cidade com milhões de habitantes, é indicado colocar a sua região nas palavras-chave.
A EPICS conta com um time que pode te ajudar a definir melhor esses passos. Se precisar de auxílios, basta enviar um e-mail para epics@epics.com.br.
Mas também é fato de que muitos fotógrafos não tem um guia de como alcançar esse status. Afinal, existem muitas variáveis que determinam o trabalho de um profissional como referência, como por exemplo o tempo de profissão, indicações, trabalhos de destaque, e claro, posicionamento na web.
É sobre este último termo que vamos falar nesse post.
O primeiro passo para se posicionar bem, claro, é ter um site. Sabemos que as redes sociais funcionam como ótimos canais de divulgação do nosso trabalho, mas são osciláveis (veja exemplo do Snapchat) e não oferecem ferramentas de controle nem de gestão de contatos, ou seja, essa não é a forma ideal de buscar por novos contratos. Outro detalhe: as pessoas não buscam por serviços no Search do Facebook ou do Instagram, mas no Google. E é por lá que a maioria das pessoas localizam o seu trabalho.
O segundo passo é definir seu público-alvo. Basicamente, um fotógrafo(a) deve saber em quem focar as estratégias do seu negócio. Quanto mais específico seu público, mais fácil posicionar seu site para buscar com relação à sua área de atuação.
Sendo assim, o terceiro passo é definir sua área de atuação. Um(a) fotógrafo(a) deve estar ciente de que não dá para abraçar o mundo e fotografar todo tipo de evento ou de ensaio. Os melhores fotógrafos do Brasil e do mundo, geralmente, seguem apenas um campo de fotografia, como por exemplo casamentos ou viagens. Em outras palavras, se você quer fotografar casamentos, seu site não deve conter nas palavras-chave "fotógrafo de formaturas" ou "fotógrafo de aniversários". Do contrário, o Google não entende o que você é e não te posiciona bem em nenhuma destas buscas.
Logo, outro passo importante é definir sua cidade de atuação. Se você mora em cidade pequena ou média, essa tarefa se torna um pouco mais fácil. Assim os buscadores vão indicar você com mais facilidade quando procurarem por fotógrafos nessas cidades. Por outro lado, se você mora em uma cidade com milhões de habitantes, é indicado colocar a sua região nas palavras-chave.
A EPICS conta com um time que pode te ajudar a definir melhor esses passos. Se precisar de auxílios, basta enviar um e-mail para epics@epics.com.br.
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