
Como vender fotos online e aumentar o seu faturamento
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Usar a criatividade para diversificar a fonte de renda faz parte da rotina dos fotógrafos. Logo, vender fotos online surge como uma opção para aumentar a renda e faturar mais com a fotografia. Mas será que é possível ganhar dinheiro vendendo fotos online? Sim, e nesse post você vai aprender tudo sobre como vender fotos online.
Dos primeiros passos, passando do planejamento à prática, bem como indicaremos os melhores sites para vender fotos online - seja utilizando banco de imagens ou até mesmo no seu próprio site, esse conteúdo irá te guiar por todos os processos necessários para realizar sua primeira venda. Então prepare o café, água ou chá, um bloco de anotações e vamos aprender.

Por que vender fotos online?
Ao longo da última década, muitas classes de trabalho se reinventaram para faturar mais, se adequando a novas tecnologias e entendo a demanda existente no mercado. O setor de alimentação, por exemplo, passou a atender via delivery para expandir as vendas, enquanto o setor da educação passou a ofertar cursos e graduação via EaD.
Não é diferente para o campo das artes. E é aí que entram os fotógrafos, que além de empreendedores, também são artistas.
Você já se perguntou como lucrar com sua fotografia? Aposto que sim.
Uma ação que está se revelando cada vez mais viável é o de venda de fotos online, afinal é sim possível fazer dinheiro vendendo fotografias pela internet. Então por que não utilizar esta tática para aumentar seus ganhos com a fotografia?
Mas como vender fotos online?
Existem duas formas de comercializar fotografias pela internet. A primeira é utilizando bancos de imagens, e a segunda é vendendo “pacotes” de fotografias, ou seja, ensaios propriamente ditos - com fotos digitais e/ou impressas.
Será necessário criatividade para aparecer com o produto certo, na hora certa.
Vamos começar pelo primeiro e mais conhecido modo, que é vender fotografias através de banco de imagens.
Vender fotos em banco de imagens
Existe um público que, acredite se quiser, precisa comprar fotos. Estamos falando de designers, web designers, desenvolvedores, administradores, agências, jornalistas, produtores de conteúdo em geral, etc.
Um exemplo prático (e real): uma revista de gastronomia está fazendo uma matéria sobre produção de vinho nacional. É preciso ilustrar a matéria com alguma foto, e não é todo mundo que possui uma foto bonita e bem produzida de um vinhedo. É aí que eles pesquisam por fotos de “produção de uva”, “vinhedos” ou “vindima” em bancos de imagens. Fotógrafos que disponibilizam fotos desse tipo lucram nesse exato momento.
Bancos de imagem disponibilizam ao fotógrafo autor da imagem uma porcentagem do valor total por cada download. Se levarmos em conta que milhares de pessoas precisam comprar fotografias todos os dias, basta estar em um banco de imagens com fotografias autorais e chamativas para começar a ter sua foto baixada e ganhar comissão em dinheiro.
Alguns bancos de imagens pagam em dólar, o que torna a ideia ainda mais atrativa.
Citamos um exemplo sobre fotografia de gastronomia, mas isso pode ser facilmente aplicado em outras áreas, como por exemplo: arquitetura, paisagens, pets, fotografia noturna, rastro de estrelas, fotografia retrô, e por aí vai.
Como ganhar visibilidade em banco de imagens
Como falamos no post sobre como aparecer no Google, é necessário usar as palavras-chave como estratégia. Pense em um tipo de fotografia que é muito buscada pelas pessoas em geral, e produza conteúdo dentro dessa área.
Muitas pessoas também buscam por “fotos do céu”, ou “fotos star trail” para buscar por fotos com rastro de estrelas. Logo se você tem fotos noturnas, é hora de disponibilizá-las em banco de imagens!
Portanto, conhecer o básico de SEO é muito bem-vindo antes de prosseguir com a ideia vender fotos pela internet; é preciso saber o que as pessoas estão procurando e aparecer quando elas buscam pela sua foto.
Mas uma dica de ouro é...
Você também pode usar o portfólio que já tem! Por exemplo, se você é um fotógrafo de casamentos, saiba que muita gente busca por “marriage photos” em bancos de imagens, bem como fotos de buquê, festa, decoração, vestido, etc… Só tome cuidado com os direitos autorais! Noivos e convidados devem estar cientes da comercialização das fotos, melhor ainda se tiverem assinado um termo de uso comercial, principalmente em imagens que aparecem rostos.
Sites para vender fotos online
Agora que você está por dentro da teoria, vamos à prática. Poderíamos fazer uma lista com dezenas de banco de imagens online, mas como você sabe, gostamos daquilo que dá resultado. Por isso vamos listar apenas os bancos de imagens mais famosos, onde as pessoas realmente fazem buscas e compram fotografias.
1. Adobe Stock

O banco de imagens da Adobe é um dos mais buscados por quem precisa comprar fotos online. A credibilidade da Adobe como a maior empresa especializada em softwares para fotógrafos e designers, contribui para isso.
Um dos diferenciais desse banco é que nele, você pode postar (além de fotos) vídeos, vetores e ilustrações.
A adobe paga 33% de comissão para venda de fotos e vetores. Já para vídeos a comissão é de 35%.
A comissão varia de acordo com o pacote do usuário comprador. Se for uma compra simples, uma foto pode custar cerca de R$12,40. Já se for um usuário assinante com plano anual, cada foto sai por R$1,14.
Pode parecer pouco, mas como dissemos acima, uma imagem pode ser baixada por milhares usuários se ela for muito buscada e aparecer nos primeiros resultados, resultando em muito retorno.
2. Shutterstock

Este é um dos bancos de imagens mais famosos do mundo. A vantagem do “shutter” é que ele é integrado a uma série de bancos de imagens gratuitos. Ou seja, quando um usuário busca por uma foto em um banco gratuito, ele também verá resultados mais refinados do Shutterstock. Isso aumenta a visibilidade da sua foto, e consequentemente a probabilidade dela ser comprada.
No Shutterstock, você pode fazer parte da comunidade global da plataforma, ou seja, seu conteúdo deve ser postado com palavras-chave em vários idiomas e ser baixada no mundo todo.
Segundo o Shutterstock, mais de US$ 618 mil dólares já foram repassados para colaboradores brasileiros. E eles destacam a atuação dos brasileiros em fotos de comida.
Você pode consultar a tabela de ganhos do Shutterstock para ver quanto podem pagar pelo download do seu conteúdo, mas começa a partir de US$ 0,25 (vinte e cinco centavos de dólar). Com a alta do dólar, significa que cada foto baixada rende no mínimo R$1,25. É uma boa opção de renda extra!
3. DepositPhotos

O DepositPhotos é um banco de imagens popular, e tem escritório com atendimento por telefone no Brasil. Este banco possui valores mais acessíveis ao público. Justamente por isso possui um volume altíssimo de tráfego e downloads.
Diferente dos outros bancos, o DepositPhotos possui um “programa de hierarquia”. Ou seja, os ganhos variam de acordo com o seu nível de colaborador. O nível mais básico ganha 34% de comissão sob cada download, enquanto o nível mais experiente ganha até 42% de comissão. Quanto mais fotos baixadas, mais alto seu patamar na hierarquia. Veja detalhes no programa de colaboradores do DepositPhotos.
Você pode ser membro de todos esses bancos e ainda de outros. No entanto, recomendamos focar nestes - que tem um volume de buscas maior. Vamos a segunda opção para ganhar dinheiro com venda de fotos online:
Venda pacotes de fotos online
Outra opção viável é vender pacotes de fotos propriamente ditas. Impressas ou digitais. Aqui também entra a possibilidade de vender fotos extras, como fotos extras para o álbum do casamento, por exemplo.
Para isso, é necessário ter um site com e-commerce incluso. Existem várias opções no mercado que permitem isso, e uma delas é o EPICS Site, que já vem integrado com e-commerce para venda de infoprodutos, inclusive venda de fotos.
Nessa opção, você pode vender fotos extras de determinado ensaio que você já fez. Na prática, você pode abordar seus clientes e perguntar se eles desejam comprar fotos extras daquele ensaio que eles fizeram (e gostaram).
Veja um exemplo real, onde o fotógrafo de ensaios femininos Ruy Neto vendeu fotos extras (digitais) para uma cliente, e faturou R$320,00 a mais do valor inicial do ensaio.

Após receber a confirmação de pagamento, o Ruy enviou as fotos para a cliente usando o EPICS Select.
Venda produtos com suas fotos
Além de ensaios e pacotes de fotos extras, um site com e-commerce possibilita que você comercialize outros tipos de produtos e pacotes, veja algumas possibilidades:
- Álbuns. Sim, você pode oferecer aquele ensaio de fotos em formato impresso. Para isso, recomendamos abordar clientes fidelizados que gostaram muito do resultado das fotos digitais.
Ou ainda, você pode disponibilizar o serviço de impressão, imprimindo fotos que não necessariamente você tenha feito.
É o que o fotógrafo Gunnar Vingrem está fazendo em sua loja: vendendo pacotes de impressão digital 100 fotos 10x15 por R$99,00.

- Fotos impressas em fine-art. Uma solução para o cliente que não deseja comprar o álbum todo, é comercializar uma (ou algumas) foto impressa em fine-art. A impressão fine-art busca um nível estético de excelência, portanto deve ser direcionada para clientes que admiram a fotografia como obra de arte.
- Presets. Uma opção muito lucrativa é vender os presets que você cria. A fotógrafa Fernanda Luna disponibiliza um pack com 7 presets por R$49,50. Confira o pacote de presets Lunastic Coleção Nuances para se inspirar.
Para os videomakers, uma boa opção é comercializar packs de transições :)

O importante é saber que são inúmeras possibilidades para expandir o faturamento e ganhar mais dinheiro com sua fotografia. Vender fotos online, como vimos, é uma boa opção - e vender pacotes de fotos também se mostra viável.
Se você gostou da ideia mas pensa que ter um site com e-commerce integrado é um bicho de sete cabeças, conheça o EPICS Site, pois a plataforma é simplificada, especializada para o ramo da fotografia e vídeo, e contempla uma equipe de suporte. Se tiver dúvidas, converse com um representante da equipe por WhatsApp.
Vinícius Franco
Jornalista, pós-graduado em Cinema e produtor de conteúdo para o blog da EPICS.
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