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Dicas do Instagram para fotógrafos

Veja mais: 10 anos Artigos Dicas Equipamentos Eventos Foto da Semana Histórias de Sucesso Inspiração Notícias Tratamento de Imagem Viagem

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O Instagram é a maior rede social de fotos e vídeos do momento. E nós como produtores de conteúdo temos que saber aproveitar ao máximo os recursos do app. Anotamos abaixo as principais ferramentas dentro do Instagram que podem ser exploradas melhor por nós, fotógrafos.

Por quê postar fotos na vertical?

Uma das dicas mais importantes no Instagram é sempre que possível postar fotos na vertical e não no modo quadrado ou horizontal, assim você preenche mais a tela do dispositivo, melhorando e valorizando a sua foto na questão de tamanho da imagem e percepção dos detalhes. 

Preste atenção nos perfis de fotógrafos famosos no Instagram:
@bryant
@raul
@jacob
@lucaspinhel

Todos prezam por fotos na vertical. Quanto maior sua foto ficar no Instagram, melhor.

Foi pensando nisso que nós da EPICS desenvolvemos um preset para o site todo pensado aos fotógrafos que tem muito material na vertical. O preset exclusivo foi assinado pelo fotógrafo de moda Primo Tacca Neto e já está disponivel pra todos os usuários da nossa plataforma.

Observe abaixo o percentual que cada foto preenche a tela de um celular:

37% para fotos horizontais
 
56% para fotos quadradas

70% para fotos verticais

Posts em Carrossel

Fotografou um casamento/aniversário, ou ensaio, e rendeu muitas fotos boas? Não quer lotar seu feed com fotos de um mesmo trabalho? Aposte nas postagens de carrossel!

Conte uma historinha com as fotos, poste as situações que aconteceram no casamento em ordem na mesma publicação. O cliente vai adorar ver um casamento inteiro contado em 5 ou 10 fotos. Use a criatividade. :)

Veja abaixo o exemplo do fotógrafo Anderson Marques, ele palestrou na Semana da Fotografia e fez fotos de uma noiva ao vivo no palco e postou numa mesma publicação as fotos mais lindas.

 

 

Obrigado Semana da Fotografia 2018! Subir pelo segundo ano seguido nesse palco foi uma responsabilidade e felicidade imensa! Aos que estavam na plateia o meu muito obrigado! Me senti acolhido com tantos abraços e fotos após a palestra. E além disso, o principal foi ouvir de muitas pessoas que de alguma forma a palestra tocou o seu lado pessoal ou profissional. Vocês são incríveis! E lembrem-se: Uma boa ideia sem ação é apenas um sonho! Agradeço o convite e a confiança da @iphotoeditora! Parabéns por mais um congresso sensacional! O clima, o Staff, a organização, tudo show! Um prazer também prestigiar os parceiros da @profoxlab, @epicsweb e @mediatoolsfloripa que estavam expondo em seus stands no evento com produtos e soluções perfeitas... Fotos realizadas no palco no final da palestra: #andersonmarquesphotography #semanadafotografia2018 #semanadafotografia #weddingphotography #photography #casamento #casamentodoano #voucasar #amor #luxodefesta #fotografiadecasamento #wedding #fotografiabrasilia #noivadoano #noivadodia #vestidodenoiva #iphoto #noivadodia #noivasdebrasilia #officialweddingmagazine #profox #savethedate #noivasbsb #balneariocamboriu #bridetobride #humanamentebrasilia #noivabsb

Uma publicação compartilhada por Fotógrafo de Casamento (@andersonmarquesphotography) em 21 de Mar, 2018 às 6:01 PDT

Conteúdo pessoal

Poste coisas do seu dia-a-dia não só referente aos seus trabalhos. Não podemos esquecer que a rede é SOCIAL e não COMERCIAL.

Claro que não estamos falando sobre postar todos os dias sobre os seus exercícios físicos, mas uma vez ou outra mostrar algo pessoal aproxima o cliente da sua pessoa como fotógrafo. O cliente já segue vários perfis comerciais, tudo sobre assuntos de trabalho e fim. Você quer ser mais um perfil comercial?

Por que as blogueiras se destacaram? Elas trouxeram o conteúdo informal para as redes. Hoje as marcas contratam esses influencers porque eles conseguiram criar uma audiência mostrando mais da realidade, e não superproduções.

A nossa dica nesse caso é manter a identidade do seu trabalho, composição, tratamento, etc... nas suas fotos pessoais.

 

Uma publicação compartilhada por Francine de Mattos (@fotografeumaideia) em 3 de Ago, 2018 às 3:42 PDT


Insta da fotógrafa brasileira Francine de Mattos, que sempre mostra o dia a dia pelas redondezas da tranquila cidade de Salete (SC).

Stories

O Instagram Stories é uma ferramenta incrível para todo tipo de negócio. Normalmente já somos produtores de conteúdos, uma foto de um casamento sempre pode contar uma história. Saber aproveitar mais disso pode trazer resultados ótimos.

Promoções nos Stories
Faça promoções relâmpagos nos stories. Utilize essas 24h de exibição que o recurso tem para divulgar sorteios, datas e promoções para seus clientes.

Exemplo:

- Quem fechar a cobertura fotográfica do casamento até amanhã, ganha o ensaio pré-wedding!
- 24h com valores promocionais em ensaios newborn!

Dê dicas! 

Seu público é formado por noivas? Poste fotos de decoração dos últimos casamentos
, e se possivel link com o trabalho completo no seu site.
Seu público é formado por mães? Compartilhe matérias interessantes sobre crianças, decoração de quartos infantis, etc.

Enquetes!

Estimule seu público a responder coisas de interesse em comum, como fez o fotógrafo Rodrigo Lana! Ele fez perguntas do tipo:

- Vai casar quando? 2018? 2019?
- O que você prefere? Fotos no nascer do sol ou no pôr-do-sol?

Mas não adianta gerar engajamento e não fazer nada com os interessados. O Rodrigo Lana conta que depois ele fez o trabalho de mandar mensagem privada para cada pessoa falando sobre descontos para ensaios, para contratos de casamentos. Quem respondeu já mostoru interesse nas fotos que ele divulgava... ele só teve que chutar pro gol dando atenção a cada uma delas.
rl

Bastidores

Um dos principais conteúdos que vemos hoje navegando pelos stories são os bastidores de uma produção. Quanto mais real for o contéudo, seja foto/vídeo, sem truques, sem tratamento, mais próximo o cliente se sente do seu trabalho. Adoramos ver como as coisas são realmente por trás daquelas belas imagens de um trabalho pronto.

- Fotografe a preparação de um cenário (Making of)
- Mostre o antes e depois de um tratamento
- Indique perfis de Instagram que te inspire
- Poste o making of e logo em seguida a foto pronta daquele momento
gabi
Insta Stories da fotógrafa brasileira Gabi Alves que mora em Paris a + de 8 anos fotografando turistas pela cidade :)

Engajamento

Leve o público dos seus stories para alguma foto do seu feed e aumente o engajamento do seu Instagram.

Fazer chamadas nos stories que leve seu cliente para comentar ou curtir uma foto no seu perfil é uma boa sacada para aumentar suas curtidas e comentários nas fotos.

Quanto mais comentários sua foto tiver, mais ela será disparada para mais seguidores de modo orgânico.

Há uma maneira mais fácil de compartilhar a foto do feed nos stories, siga os passos abaixo:

- Vá numa foto que queira divulgar e aperte o ícone do "aviãozinho" abaixo da foto;
- Seleciona a opção "adicionar publicação à sua história";
- Em seguida a foto será aberta nos stories para você, se quiser encrementar, adicionar um texto e postar.
stories
Após esses passos, apenas publique a foto e quem estiver vendo seus stories, com um clique na foto ele será levado à publicação do feed ;D
Isso são pequenas coisas que seu cliente pode se identificar, conhecer mais do seus processos e criar um vínculo antes da contratação ou indicação para amigos :)

O MAIS IMPORTANTE

Lembre-se que não importa o quanto você poste nas suas redes sociais, quando você busca um serviço na internet onde você digita a busca? Provavelmente no GOOGLE, certo?

Ter suas fotos de casamento, newborn, ensaios e etc... somente nas redes sociais não é garantia de ser encontrado pelo google.

Agora, usar as redes sociais como prévia e levar os clientes para o seu SITE, isso sim dá mais consistência e visibilidade para um trabalho profissional. Crie conteúdos que importam, e redirecione para o seu site.

Leia também: A importância de ter um site para fotógrafos.
Sobre o Autor

Fernanda Luna

Fotógrafa de viagens e lifestyle em São Paulo, SP

fernandaluna.com.br

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