Direção de modelo para ensaio de casal
Compartilhe
Uma das grandes dificuldades que boa parte dos fotógrafos encontram quando vão fotografar pessoas é a direção. Isso porque a direção de modelos requer muito mais do que um conhecimento técnico sobre fotografia, mas também um pouco sobre anatomia e moda.
A ideia com este texto é direcionar os fotógrafos e começaram a visualizar uma cena de outra forma. A partir daqui, quando você for fotografar uma noiva durante o ensaio, ou fazer retratos da noiva com o vestido ou até foto de casal, você vai se atentar mais aos detalhes que fazem a diferença na direção.
Como trabalho com ensaios femininos há seis anos, durante o tempo fui reparando como as mulheres gostam de se comportar em um ensaio e como gostam de se ver, isso me permitiu ter tempo para testar muitas técnicas e desenvolver caminhos que facilitam a direção de modelos em um ensaio e o mesmo é possível aplicar em ensaios de casal e ensaios de pré casamento. Até mesmo durante um casamento é possível utilizar algumas técnicas que direção que deixam uma foto ainda mais incrível.
Uma coisa é verdade: fotografar pessoas que não têm vergonha da exposição e que “levam jeito” pra tirar foto é muito mais fácil, e nós sabemos que grande parte dos clientes são pessoas “comuns”, que não vivem como modelo, mas que vão se casar e querem eternizar um momento único. Por isso não podemos exigir muito, mas podemos observar algumas coisas.
Vamos pensar então em um ensaio de casal. É sempre importante que os movimentos soem naturais e pessoais. O grande segredo é que você, fotógrafo, não esteja ali. É essa sensação que precisamos passar. Por isso ao invés de usar poses engessadas com o casal encarando direto a câmera, nós podemos pensar que o olho dos noivos um para o outro traz uma intimidade e liberdade muito maior. Aposte em olhos fechados, aposte na ligação entre o casal. Tente fazer com que os dois se sintam conectados naquele momento. Os olhos são extremamente importantes para transmitir sentimentos.
Além dos olhos, a boca também é importante para essa comunicação visual. Eu particularmente gosto sempre de deixar os noivos conversando entre eles enquanto eu vou fotografando. Eu sempre brinco: “Fala alguma besteira no ouvido dela aí”, e esse sempre é o ponta pé para que os noivos se soltem, sorriem, se olhem e se sintam. Ali consigo extrair fotos incríveis.
As mãos também são importantes. É necessário que os movimentos estejam sempre leves. Desde segurar na cintura da mulher ou passar a mão no rosto dela, ou um abraço que fique natural. Tudo isso nós podemos melhorar usando aos mãos. Peça para o casal sempre ter movimentos bem sutis entre eles. Quando o homem for segurar na cintura da mulher, é necessário que isso soe natural, que os corpos estejam bem próximos e relaxados. A conversa nesse momento é muito importante, mostrar para o casal que eles precisam se conectar ao máximo naquele momento.
Crédito Ruy Neto
Mas não são apenas os olhos, a boca e as mãos que vão caracterizar uma boa direção de ensaio. Até porque a direção engloba muitas coisas. A roupa do casal passa por uma escolha de direção. Roupas chamativas, com estampar grandes, nomes de marcas normalmente não ficam tão bem nas fotos, mas roupas mais básicas, com cores mais neutras tendem a destacar ainda mais o casal. O ambiente escolhido pra foto também é parte da direção. Alguns casais gostam de fotografar em campos, fazendas, e assim são os principais ensaios de casal. Mas você já parou pra pensar que talvez o casal queira um ensaio mais íntimo, talvez dentro de casa ou em algum loft? Procure saber qual é o desejo dos seus clientes, troque referências com eles, entenda o que os agrada e procure direcionar para que fique no perfil deles.
As mesmas técnicas se aplicam quando estamos fotografando apenas a noiva, por exemplo. É natural que o centro de um casamento seja a noiva, pois isso é importante trazer essa naturalidade na hora de dirigir. Quando temos duas pessoas sendo fotografadas, a interação delas facilita um pouco a direção. Quando temos uma pessoa só, é necessário adaptar.
Para finalizar, eu acredito que seja importante o fotógrafo criar uma percepção sobre o que está sendo fotografo e tentar, como um diretor, transmitir a partir da cena, da pose, do olhar, algum sentimento ou alguma intenção. Quando falamos de ensaio de casal, a intenção tem que ser o amor, a entrega, a intimidade.
A observação vai fazer com que a sua direção se torne mais completa e isso deixará os ensaios pré-wedding ainda melhores.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe