Foto de vagalumes em santuário de vida selvagem
Compartilhe
O fotógrafo Sriram Murali, especialista em vaga-lumes da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), capturou novas fotos espetaculares de bilhões de vaga-lumes cobrindo as árvores do santuário de vida selvagem da cordilheira de Ulandy na Reserva de Tigres de Anamalai, na Índia. O fenômeno é raro e ocorreu novamente este ano, após as chuvas de verão e o aumento da umidade no solo.
Como co-fundador de uma ONG chamada Wild and Dark Earth (WiDE), Murali não apenas fotografa, mas também pesquisa a diversidade, o ciclo de vida, a ecologia e os fatores populacionais dos vaga-lumes.
“Depois das primeiras chuvas de verão, as larvas do vaga-lume começam a emergir nas florestas úmidas e perenes” - escrevem os pesquisadores. - “Os vaga-lumes vivem como larvas por um ano antes de se transformarem em pupas e se tornarem os vaga-lumes adultos que conhecemos."
Larva de vaga-lume e seu brilho
"As larvas do vaga-lume brilham para alertar os predadores e usam a bioluminescência como mecanismo de defesa. Elas são predadoras vorazes e se alimentam de insetos de corpo mole, como minhocas, caracóis e lesmas."
Outra descoberta interessante da equipe do WiDE é que as larvas do vaga-lume se alimentam de sanguessugas, e essa informação é fundamental para a conservação desses insetos. Como as sanguessugas também preferem ambientes úmidos, uma redução nas populações de vaga-lumes significaria um aumento exponencial nas populações de sanguessugas e desequilibraria todo o ecossistema. Muitos estudos sugerem que as sanguessugas podem ter um impacto negativo nas espécies nativas da vida selvagem. Portanto, é essencial compreender a ecologia dos vaga-lumes para manter o equilíbrio dos ecossistemas.
“Quando adultos, os vaga-lumes raramente comem. Eles desprezam a luz do sol e descansam em áreas sombreadas durante o dia. Quando adultos, os vaga-lumes têm um propósito, acasalar. Vaga-lumes piscam para se comunicar, especialmente para encontrar parceiros."
Quando adultos, os vaga-lumes usam seus lampejos como uma ferramenta para cortejar e se comunicar.
As exibições sincronizadas de vaga-lumes são mais atraentes para as fêmeas e mais fáceis de identificar suas próprias espécies em áreas lotadas. Porém, as populações de vaga-lumes estão em declínio em todo o mundo, e a iluminação artificial é uma das principais causas disso. Os vaga-lumes fogem da luz branca e a iluminação artificial diminui as populações, impedindo o crescimento dos insetos e sua capacidade de acasalar.
Sob o brilho das estrelas, flashes de vaga-lumes iluminam a Anamalai Tiger Reserve (ATR) na Índia.
De acordo com pesquisas, vaga-lumes que exibem sincronia em suas piscadas são mais atrativos para as fêmeas e facilitam a identificação das espécies em locais com muitos indivíduos. Em Manomboly, observadores florestais e membros da equipe de pesquisa da WiDE presenciaram um grande número de vaga-lumes piscando em conjunto, produzindo uma luz intensa que iluminou tanto o solo quanto as árvores, enquanto as estrelas brilhavam no céu.
Leia também: COMO FOTOGRAFAR RASTRO DE ESTRELAS - STAR TRAIL
Com o objetivo de conservar os habitats noturnos, a Wild and Dark Earth (WiDE) foi fundada em 2022. Até agora, a organização tem se empenhado em mapear as populações de vaga-lumes na Índia, desenvolver estratégias científicas para a conservação desses insetos e conscientizar a população sobre os efeitos nocivos da poluição luminosa. A grande congregação de vaga-lumes em áreas da floresta é muito rara, e a documentação desses eventos é prova dos anos de esforços de conservação do departamento florestal.
Os vaga-lumes são criaturas mágicas e fascinantes, capazes de coordenar seus flashes como uma das maiores orquestras da natureza. Sua bioluminescência é um dos fenômenos mais belos e misteriosos da vida selvagem. O trabalho de pesquisa e conservação da WiDE é fundamental para proteger esses insetos e garantir a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
A observação das grandes congregações de vaga-lumes é um lembrete da beleza e importância da natureza, e deve ser um chamado à ação para protegermos nossos habitats naturais.
Fotografias de Sriram Murali, acompanhe seus trabalhos também em seu site e instagram
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe