Fotógrafa brasileira famosa por Fotografias de Partos
Compartilhe
A fotógrafa de Santa Catarina, Camila Mendes, se especializou na área de fotografia de parto e familias. Com dezenas de prêmios e várias palestras no currículo, Camila é hoje uma das grandes referências brasileiras na fotografia documental de partos.
Dá uma olhada na lista de prêmios e palestras que ela coleciona:
- Palestrante na Semana da Fotografia 2016.
- Palestrante no Fotoinnovation 2017.
- Palestrante no TTD Brasil 2018.
- Palestrante no Coletivo 50mm 2019.
- Membro da International Association of Professional Birth Photographers (IAPBP).
- Membro da Inspiration Photographers Family.
- Premiada no concurso Internacional Outstanding Maternity Award.
- Premiada no concurso Internacional Inspiration Photographers Family.
- Premiada no concurso nacional Amarelos.
- Indicada ao prêmio Internacional Golden Lens 2017 como fotógrafa do ano de famílias.
- Indicada ao prêmio Internacional Golden Lens 2018 como melhor ensaio da família.
- Indicada ao prêmio Internacional Golden Lens 2019 como fotógrafa do ano de famílias.
- Premiada Internacionalmente pela Golden Lens 2019 como melhor ensaio da família do mundo.
- Top 20 fotógrafos mais premiados do mundo 2019.
Queremos cada vez mais mostrar aqui no blog os destaques femininos que temos na fotografia brasileira, e ela não poderia ficar de fora :D
Acompanha a nossa entrevista com a fotógrafa e depois nos conta o que achou ;)
Camila há quanto tempo vc fotografa e pq começou?
Exclusivamente como fotógrafa fazem 7 anos, desde o nascimento da minha segunda filha. Mas antes disso conciliava outro trabalho com fotografia de balada, que foi com comecei. A fotografia meio que caiu de paraquedas na minha vida, e eu agarrei com todo meu amor. Quando olho pra trás parece meio doido tudo que já vivi, mas penso que quando fazemos com amor, tudo flui.
Como foi parar na fotografia de parto?
Mesmo que seja clichê, mas foi como a maioria das mulheres fotógrafas hehe. Logo após o nascimento da minha filha mais nova, contratei fotógrafa pra registrar, e quando recebi as fotos pude ver quantos momentos eu não tinha visto lá, e pude criar novas memórias afetivas, comecei a pesquisar mais sobre o assunto, e senti que eu precisava viver aquilo e fazer outras mulheres terem aquele registro. E desde o primeiro nascimento que fotografei nunca mais parei. É o que eu mais amo na fotografia.
O maior perrengue que ja passou / história interessante (pode ser bem resumida) de um dia de parto
Todo nascimento é especial e tem suas histórias únicas. Mas até hoje o mais marcante foi um que o bebê nasceu quase sem vida, pra vocês terem uma noção, quando um bebê nasce ele recebe uma nota de 0 a 10, a dele foi 1. Ele precisou ser reanimado pelo pediatra. Eu conhecia a família desde a minha adolescência, e sabia da história deles, a mãe da minha cliente havia morrido no parto dela, então imaginem o turbilhão de sentimentos ali. Eu parei de fotografar na hora, me encostei na parede e comecei a rezar. Era só o que eu podia fazer naquele momento. Graças a Deus tudo correu bem, mas sem dúvidas foi o maior susto que já passei até hoje.
Como vc vê a mulher no mercado da fotografia?
Como em qualquer mercado, precisamos lutar diariamente pra ter nosso lugar ao sol hehe. Infelizmente vivemos numa sociedade machista, que ainda precisa de muita mudança. Mas fico feliz em ver cada vez mais mulheres com trabalhos incríveis se destacando no mercado fotográfico, independente do segmento. E atitudes como essa da EPICS nos dão cada vez mais força pra seguir em frente.
Pra ver o trabalho mais completo da fotógrafa, acesse o site dela: www.camilamendesfotografia.com.br :)
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe