
Fotógrafa brasileira premiada em importante competição internacional
Compartilhe
A competição anual da IAPBP (International Association of Professional Birth Photographers) celebra a beleza e a habilidade dos fotógrafos de nascimento de todo o mundo em quatro categorias principais - detalhes do nascimento, trabalho de parto, parto e pós-parto. Neste ano foram quatro subcategorias – preto e branco, documentário, fineart e dificuldades e perdas.
Uma das mais respeitadas associação de fotografia de partos do mundo, a IAPBP abrange mais de 1.100 membros em 52 países, com mais de 3000 fotografias recebidas, 665 fotografias passaram para a final e 33 fotografias premiadas, entre elas a fotografia "The Expected Meeting" da fotógrafa Karoline Saadi.

Foto vencedora da Birth Photography Image Competition na categoria Período Expulsivo em preto e branco.
A fotografia premiada representa o pós parto imediato, onde o bebê ainda está ligado a mãe e a placenta ainda não nasceu.
Foi realizada em um parto domiciliar planejado, e foi assistido pela equipe de enfermeiras obstetras e também pelo pai, irmã mais velha e pet da família!
"É a naturalização do nascer! É entender o parto como evento familiar, natural e seguro!" - Diz a fotógrafa.
Karoline também conta que gosta muito da imagem premiada pois nela podemos observar a enfermeira obstetra com uma seringa na mão. Ela havia acabado de aplicar ocitocina profilática, que previne hemorragia pós parto, demonstrando que a segurança das evidências científicas podem ser mantidas no conforto do lar.
Especialidade da fotógrafa - Karoline Saadi
Especializada em fotografia de parto há 10 anos, Karol tem como objetivo na fotografia de parto ir além somente do registro para a família, ela acredita que a arte fotográfica tem o poder de propagar o protagonismo da mulher, o respeito ao tempo do binômio mãe-bebê. É uma maneira de difundir boas práticas do nascer e lutar contra o sistema obstétrico cesarista que vivemos no país.
Ela acredita na fotografia de parto alinhada com o movimento da humanização, e sente que premiar no maior concurso de parto do mundo é um meio de tornar ainda mais acessível a ideia de que parto não é dor e sofrimento. Parto é um poder pertencente as mulher. É força, superação e vida.

Karoline também conta que gosta muito da imagem premiada pois nela podemos observar a enfermeira obstetra com uma seringa na mão. Ela havia acabado de aplicar ocitocina profilática, que previne hemorragia pós parto, demonstrando que a segurança das evidências científicas podem ser mantidas no conforto do lar.
Como fotógrafa, além de acreditar na parte social, também gosta dos desafios técnicos que a fotografia de parto proporciona: "Eu fotografo tudo exatamente como está e o que está acontecendo naquele momento. Para mim esse é uma das coisas mais legais de fotografar partos, porque é lidar com o imprevisível. Não sei o que terei de fonte de luz disponível, de espaço, nada. Preciso sempre fazer o meu melhor com o que o ambiente oferece".
Para respeitar a fisiologia do parto, Karoline não utiliza flash e respeita a escolha das gestantes, que normalmente escolhem um ambiente de penumbra para parir.

Curso de fotografia de parto
Karoline coleciona mais de 150 prêmios, inclusive Photo Story com fotografias de parto na Fearless. E está lançando um curso de fotografia de parto voltado para a fotografia alinhada com a humanização do parto.
O conteúdo irá desde a parte técnica fotográfica, como lidar com a baixa iluminação, aproveitar ao máximo os recursos da câmera e pós produção até a parte de fisiologia do parto, aprofundando o conhecimento técnico sobre o nascer com equipe multidisciplinar da assistência do parto.
O curso contará com a participação de médicas obstetras, enfermeiras obstetras e doulas. "A fotografia de parto retrata um momento familiar, mas é também um momento muito íntimo e introspectivo, trabalhar com o nascer requer muito conhecimento sobre cada etapa do trabalho de parto, sobre as intercorrências que podem acontecer em um parto. Sobre como trabalhar tanto em sala de parto como também em centro cirúrgico, e isso tudo vai muito além da técnica fotográfica" pontua.
O curso contará com parte teórica e também prática, inovando com uma equipe completa de parto fazendo simulação de trabalho de parto domiciliar, hospitalar e também de cirurgia cesárea. Um curso completo onde as fotógrafas e fotógrafos poderão treinar luz, enquadramento e posicionamento com uma simulação real das imprevisibilidades que acontecem durante todo o processo.
O curso de fotografia Parto pela Humanização acontecerá nos dias 6 e 7 de junho na cidade de Ribeirão Preto.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe