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O que é Follow-up

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Você já passou pela situação de um cliente que pede um orçamento e desaparece ou promete discutir com o parceiro e nunca mais dá notícias? Quando isso acontece, qual é a sua reação? Você aguarda passivamente uma resposta ou toma a iniciativa de entrar em contato após alguns dias para resolver possíveis dúvidas? A segunda abordagem é o que definimos como Follow-up em vendas. Mas afinal...

O que é Follow-up?

O follow-up é o processo de dar continuidade à negociação ou manter o diálogo ativo após o envio de uma proposta comercial. A tradução literal de follow-up é “acompanhamento”, e é exatamente isso que ele representa: um acompanhamento atento e personalizado do cliente, estabelecendo uma conexão direta e significativa.

Por que fazer Follow Up?

O relacionamento com o cliente é um aspecto crucial tanto para converter novos clientes quanto para fidelizar os existentes.

Em nossa experiência com vendas, observamos que é comum precisar contatar o cliente em potencial até sete vezes para efetivar uma venda. Muitos profissionais desistem após o primeiro contato sem resposta, perdendo oportunidades valiosas. O follow-up é o preenche essa lacuna, mostrando ao cliente que você está verdadeiramente interessado em atender às suas necessidades.

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Maximizando o Follow-up com o Whatsapp

No mundo digital de hoje, o meio mais eficaz de criar um relacionamento duradouro com seu cliente é através do WhatsApp. Ele permite uma comunicação mais humanizada e pessoal. Seu cliente já utiliza o WhatsApp diariamente para interagir com familiares e amigos, o que facilita a integração da sua proposta na rotina dele.

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para quebrar objeções, pois permite identificar e esclarecer as dúvidas e preocupações do cliente em relação à sua proposta. Além disso, você tende a receber feedbacks mais sinceros e frequentes, que podem ser usados para aprimorar suas técnicas de follow-up, incluindo o uso de provas sociais.

Se você enviou uma proposta por e-mail ou concluiu uma reunião e não conseguiu uma resposta, não desista! Envie uma mensagem pelo WhatsApp no dia seguinte ou dois dias depois. Demonstre interesse pelo cliente, perguntando como ele está, se há dúvidas sobre a proposta ou se ela se encaixa no orçamento planejado.

Persistência e Sensibilidade

É importante ser persistente, mas também sensível. Observe os motivos pelos quais o cliente pode não ter respondido; nem sempre é uma questão de preço, mas pode ser falta de tempo ou organização. Não desistir do contato é fundamental para concluir a negociação de forma positiva.

Às vezes, é necessário insistir por vários dias, buscando até mesmo uma resposta negativa. Se você já contatou o cliente várias vezes sem confirmação, seja direto e peça que ele confirme o desinteresse, liberando a data para outros interessados.

Exemplo: "Só me confirme que não vai fechar para eu liberar a data para outro interessado".

Por incrível que pareça, o cliente pode não ter coragem de "largar o osso" e isso pode agilizar o fechamento da venda :)

Organização de Leads com o App Epics

Ao organizar seus contatos, por exemplo, utilizando o App Epics, faça follow-up com aqueles que estão com o status “Em Negociação” até que assinem o contrato ou confirmem a desistência. Lembre-se, o importante é não desistir de quem chegou até você interessado no seu trabalho. Objeções e empecilhos fazem parte do processo de negociação e sempre surgirão, independentemente do mercado. O follow-up é seu aliado para identificar a melhor forma de fechar o negócio.

Saiba mais sobre o App Epics - Gestor de Oportunidades

Foto O que é Follow-up - Imagem 0

O follow-up é uma arte que requer persistência, sensibilidade e o uso inteligente da tecnologia. Ao aprimorar suas estratégias de follow-up, você não só aumentará suas taxas de conversão, mas também construirá relacionamentos mais fortes e duradouros com seus clientes.

Saiba mais em: Como usar cupom de desconto para vender mais.

Sobre o Autor

Luís Oliveira

Marketing Assistant e Criador de Conteúdo na EPICS

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