
O que é Follow-up
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Quem sabe aquela história de cliente que pede orçamento e some, ou diz que vai falar com o marido e nunca mais volta? O que você faz quando o cliente não responde?
Você espera uma resposta e esquece ele, ou vai atrás depois de alguns dias e pergunta se ficou alguma dúvida? A segunda opção é o que chamamos de Follow-up em vendas.
É quando você dá continuidade a negociação ou após o envio de uma proposta. A tradução literal é "acompanhamento" e o Follow-up é exatamente isso, acompanhar o seu cliente, se relacionando "diretamente" com ele.
O relacionamento com o cliente é um fator muito importante, tanto para conquistar quem não comprou quanto para fidelizar quem já é cliente.
Por que fazer Follow Up?
Em nossa experiência com vendas, chegamos a chamar o cliente em potencial até 7 vezes para concretizar a venda!
Notamos que a maioria dos profissionais não fazem nem uma tentativa após "ficar no vácuo" ao enviar uma proposta de orçamento ou responder alguma pergunta do cliente, como: "Quanto custa um ensaio?"
Como fazer follow-up por Whatsapp
Atualmente o meio mais fácil e efetivo de criar um relacionamento com seu cliente é através do Whatsapp.
Ele é extremamente efetivo, pois você trabalha uma relação mais humanizada. Afinal, todo dia seu cliente está no whats falando com parentes, em grupos de amigos ou do trabalho.
Isso facilita a quebra de objeções, pois é mais fácil identificar ou até mesmo perguntar quais são as dúvidas e objeções do seu cliente em relação à sua proposta.
Além de receber melhores feedbacks e com mais frequência, o que posteriormente servirá para aprimorar seu follow-up com provas sociais.
Se você enviou a proposta por e-mail, finalizou uma reunião e o cliente não te respondeu ainda, não desista! Chame ele no whats no dia seguinte ou após 2 dias.
Pergunte como ele está, se ficou alguma dúvida sobre a proposta enviada ou se ela cabe no orçamento previsto.
Seja interessado pelo assunto/evento do seu cliente, observe qual o motivo pelo qual ele te deixou sem resposta, as vezes nem é pelo preço, é falta de tempo ou organização, por isso não desistir do contato é importante para finalizar a negociação de maneira positiva.
Às vezes, após vários dias insistindo com o cliente, buscamos até mesmo uma resposta negativa.
Se você já chamou ele 4 ou 5 vezes e ele nunca confirma que vai fechar, não tenha medo, peça então que ele confirme que não tem interesse, ex: "Só me confirme que não vai fechar para eu liberar a data para outro interessado".
Por incrível que pareça, o cliente pode não ter coragem de "largar o osso" e isso pode agilizar o fechamento da venda :)
Ao organizar seus contatos, por exemplo, usando o App Epics, sempre faça Follow-up dos contatos que estão com status: Em Negociação até que eles te contratem e assinem o contrato ou confirmem a desistência em te contratar.
O importante é você não desistir de quem chegou até você interessado no seu trabalho, objeções e empecilhos fazem parte do processo de negociação, elas sempre vão surgir independentemente do mercado, e o Follow-up é seu aliado para identificar qual a melhor forma de fechar o negócio. ;)
Saiba mais em: Como usar cupom de desconto para vender mais.
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