• Home
  • EPICS Site
  • EPICS Select
  • EPICS Play
  • EPICS Id
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Login
  Dicas para fotógrafos e notícias sobre fotografia | Blog EPICS
  • Home
  • Soluções
    • EPICS Site
    • EPICS Select
    • EPICS Play
  • Planos
    • EPICS Site
    • EPICS Select
    • EPICS Play
    • EPICS Id
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Login
  Dicas para fotógrafos e notícias sobre fotografia | Blog EPICS
  • Home
  • Soluções
    • EPICS Site
    • EPICS Select
    • EPICS Play
  • Planos
    • EPICS Site
    • EPICS Select
    • EPICS Play
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Login

O que sua marca diz sobre você?

Veja mais: 10 anos Artigos Dicas Equipamentos Eventos Foto da Semana Histórias de Sucesso Inspiração Notícias Tratamento de Imagem Viagem

Compartilhe

VENDER = VER + COMPREENDER

Toda empresa ou profissional que deseja ser reconhecido no mercado usa um logotipo para lhe representar. Você já se perguntou por que?

Não basta só escrever um nome com uma letra qualquer dentre as que o Word® oferece para se sentir representado. Uma coisa é certa, se você optar por escrever seu nome ou de sua empresa desta maneira seu logotipo "caseiro" cumprirá a primeira função: se comunicar com o espectador (dizer qual é o nome da empresa/pessoa o qual está representando ali).

Você já parou para pensar que até o tipo da fonte escolhida, o tamanho, a cor, a grossura, espaçamento e a legibilidade escolhidas têm uma enorme função?

Veja no exemplo abaixo como uma simples escolha pode passar diferentes mensagens:

Quadro 1. Exemplo de fontes diferentes aplicadas com um mesmo nome

Por este quadro podemos confirmar algumas informações adicionais que só o nome sozinho não nos passa, como o nicho em que esta pessoa atua, quem é seu público-alvo, seu profissionalismo, se trabalha com fotografia autoral ou corporativa, dentre muitos fatores.

Uma fonte é cheia de características subliminares, pode ser feminina, masculina, rústica, refinada, elegante, despojada. A escolha da melhor fonte para te representar deverá ser feita com muita cautela.

Vale lembrar que um logotipo leva apenas 2 segundos para ser identificado, reconhecido e entendido. Se dentro desses 2 segundos o espectador não compreender as mensagens fundamentais (nome, nicho, profissionalismo, afetividade, dentre outras), há uma rejeição natural do cérebro e consequentemente a você e a seu negócio.

Neste ponto frisamos a importância de reduzir ao máximo grafismos dentro e fora do logotipo, pois há uma grande chance de atrapalhar esta compreensão inicial. Procure sempre ter um logotipo com alta legibilidade e que seja objetivo em todas as mensagens subliminares.

Há notadamente uma linguagem frequentemente utilizada nos nichos de fotografia, utilizarei como exemplo os nichos de newborn e casamento:

Quadro 2. Logotipos de alguns fotógrafos do nicho de fotografia newborn do estado de São Paulo retirados da internet.

Para o primeiro a linguagem gráfica é voltada para o universo lúdico, com cores em tons pastéis em sua grande maioria, uso comum de grafismos, desenhos estilizados nos símbolos, remetendo sempre a suavidade, leveza e delicadeza. A mensagem que todos eles querem passar é que são de um nicho onde há profissionalismo com uma pegada familiar e amigável, menos corporativa e fria; a abordagem frente ao cliente é mais menos agressiva em relação ao "produto final" - os bebês - que demandam carinho e atenção especiais.

Quadro 3. Logotipos de alguns fotógrafos do nicho de fotografia de casamento em nível nacional, retirados da internet.

Já na linguagem da fotografia de casamento as marcas são representadas em cores fortes muitas vezes em preto ou grafite, com fontes de alta legibilidade, menos coloridas e mais chapadas. O publico-alvo do nicho de casamento são adultos por isto há uma seriedade maior na experiência visual do espectador.

Uma marca cria um vínculo emocional com o cliente ao passar dos anos, quando o design é bom e proporciona um relacionamento positivo, consegue-se um vínculo memorável. Este é o objetivo em se ter uma marca que o represente de maneira mais fiel possível, para que esta interação entre seu "desenho" e seu público seja bem-sucedida.

O logotipo é parte de um complexo sistema visual que engloba muitas características além das citadas acima, quando abrange todos os pontos de contato existentes entre o público e a empresa a qual representa será responsável por fortalecer a imagem percebida da mesma, participando decisivamente da estratégia e conceituação da marca.


A identidade visual é um dos itens do branding corporativo, que será o próximo artigo. Até lá!
Sobre o Autor

Vanuza Amarante

Designer formada em Desenho Industrial pelo Mackenzie - SP, com especialização em Design de Produtos. São Paulo, SP.

vaalbuns.com.br

O que achou? Comente abaixo!

Compartilhe

Posts Relacionados

Como os fotógrafos fazem para faturar durante a Páscoa

Como os fotógrafos fazem para faturar durante a Páscoa

Direção de modelo para ensaio de casal

Direção de modelo para ensaio de casal

Fotografia e Impressão Fine Art

Fotografia e Impressão Fine Art

Fotografia e uma dose de empatia

Fotografia e uma dose de empatia

Como superar a crise do mercado de eventos sem pirar

Como superar a crise do mercado de eventos sem pirar

Frankie Costa: Como o Wedding Brasil mudou minha vida

Frankie Costa: Como o Wedding Brasil mudou minha vida

Um jeito fácil e agradável para seu cliente escolher, favoritar, compartilhar suas fotos e também aprovar seus ÁLBUNS

INICIAR TESTE GRÁTIS
Mais Acessados
  • Como usar músicas com direitos autorais nas redes sociais 24 de maio de 2019
  • Melhores sites de banco de imagens e fotos grátis 17 de junho de 2019
  • Tutorial: Como instalar presets no Lightroom 09 de abril de 2019
  • Preset Lightroom Grátis - Viagem para Bali 31 de julho de 2018

ENTREGA DE FOTOS ONLINE
Sistema para fotógrafos com controle de prazos e aprovação de álbuns. eja mais...

Receba novidades e dicas
loading news
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Infelizmente houve um erro ao cadastrar seu e-mail. Tente novamente mais tarde.
EPICS Store
Veja mais assuntos
10 anos Artigos Dicas Equipamentos Eventos Foto da Semana Histórias de Sucesso Inspiração Notícias Tratamento de Imagem Viagem


Dúvidas?

ESCREVA PARA O BLOG DA EPICS!

Compartilhe suas dicas, informações ou histórias e ganhe até R$ 200 reais por post!

Quero fazer parte!
SOCIAL

Inspire-se

Receba novidades e dicas de fotografia

EU QUERO
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Infelizmente houve um erro ao cadastrar seu e-mail. Tente novamente mais tarde.
@epicsweb

ACOMPANHE NO INSTAGRAM