Quando trocar de equipamentos
Compartilhe
A tecnologia fotográfica está evoluindo a uma velocidade incrível e é difícil resistir às ondas infinitas de novos equipamentos que somos submetidos a cada dia. Mas quando é realmente o momento certo para fazer esse investimento em equipamentos melhores?
Antes de nos aprofundarmos neste assunto, é importante mencionar que se você estiver usando uma câmera mais antiga com as lentes originais do kit que a acompanha e achar que a qualidade da imagem pode ser melhor, nosso conselho de amigo é mudar o foco, não ir de cara trocando o corpo da câmera, mas sim atualizar suas lentes antes.
Mas então quando você deve atualizar sua câmera? Embora essa pergunta não tenha uma resposta clara e única para todos, não é uma questão difícil de ponderar para muitos fotógrafos. A resposta, acredite ou não, é que raramente você vai precisar atualizar de câmera.
Qual a hora de trocar de câmera?
Para todos os entusiastas de câmeras, aficionados por lentes e fetichistas de equipamentos, o coração dispara e as palmas das mãos suam ao abordar o assunto de troca de câmera. As marcas das câmeras mantêm um fluxo constante de lançamentos de equipamentos e pequenos "avanços" nas câmeras para saciar o apetite insaciável daqueles que estão convencidos de que precisam do melhor e mais recente.
Mas é extremamente importante ter em mente que só porque a nova atualização no corpo da câmera ou uma nova lente com uma lista ainda mais longa de siglas descrevendo seus recursos é lançada, isso não torna seu equipamento obsoleto instantaneamente
Todos nós, devemos nos esforçar para ser honestos com nós mesmos e considerar cuidadosamente os benefícios tangíveis que você terá com essa atualização.
Na maioria das vezes, muitos fotógrafos dão o salto muito cedo, antes de ser capaz de explorar totalmente as capacidades do seu equipamento.
Eu sei que a situação de cada um é diferente, dependendo para que você usa o equipamento, se é apenas um hobby ou uma decisão de negócios e quanto dinheiro disponível você pode ter, mas existem alguns princípios que todos podem usar para determinar se agora é o hora de fazer essa atualização.
Então vamos falar e falar sobre elas:
1) Seu equipamento está limitando seu progresso como fotógrafo?
Outra forma de legitimar um upgrade é reconhecer que sua evolução como fotógrafo está sendo prejudicada pelas limitações de seu equipamento.
Um avanço que pode ser obtido com uma atualização de câmera ou lente é o desempenho aprimorado em baixa luminosidade. Se o seu trabalho pode melhorar com aquela câmera nova que tem mais poder no ISO, considere investir.
Mas se pergunte… com qual frequência você vai usar esse aprimoramento?
Você faz muito trabalho que tem pouca iluminação?
Ou você é fotógrafo de estúdio ou ensaios a luz do dia e realmente não faria diferença nenhuma ter a última câmera com ISO nas alturas?
Tópicos a ponderar:
O que muda de uma câmera do ano anterior pra outra do ano seguinte?
A maioria das vezes as atualizações em maiores destaque são:
- Número de fps por segundo na gravação de vídeos
Você filma muito em slow?
- Taxas de disparos contínuos + rápidos
- Dual slots de cartão de memória
- Número de pixels
Por que você precisa de + pixels na sua fotografia? Você já usa todo o potencial dos pixels da sua?
- Estabilização da imagem na gravação de vídeos
O seu tipo de filmagem exige mais estabilidade? E essa estabilidade nova tem realmente uma diferença discrepante da sua atual? Vale a pena o investimento?
- Tela touchscreen
Faz diferença no seu manuseio? Vai melhorar/agilizar algo? Ou é só pra ter?
- Wi-fi
Você precisa ter as fotos instantaneamente da câmera para o celular na mesma hora?
Pare e pense se essas são considerações relevantes para o seu trabalho, se você vai usá-las com frequência e se realmente vão fazer a diferença para o seu tipo de fotografia ou vídeo.
Embora não vá na bolsa da câmera, atualizar o software de edição pode ser uma virada de jogo para suas atividades fotográficas. Passar do uso de software de edição gratuito para comprar e aprender o Lightroom ou o Photoshop pode fazer mudanças drásticas em suas imagens finais. Esses programas abrem novos caminhos para estilizar suas imagens, e inúmeros plug-ins estão disponíveis que podem permitir que você tenha ainda mais controle sobre a aparência do seu trabalho.
2) O equipamento não é mais utilizável
Um motivo mais utilitário para atualizar o equipamento é que ele está simplesmente chegando ao fim de sua vida útil. Os obturadores da câmera são classificados para um determinado número de atuações, ponto no qual o risco de falha e velocidades imprecisas do obturador aumentam.
Mas você já cogitou orçar a troca do obturador? E se ela for mais financeiramente adequada do que trocar o corpo inteiro da câmera?
Mesmo as melhores lentes têm muitas peças de plástico, e a maioria das lentes modernas tem motores internos com vida útil finita. Anéis de zoom e foco rígidos ou trêmulos, foco alto ou lento e montagens de lente soltas são algumas indicações de que um reparo ou substituição é certeiro. Novamente pondere se o seu orçamento aguenta uma troca completa ou se mandar para a assistência técnica já seria o suficiente.
Não defina expectativas muito altas sobre o que os novos equipamentos farão por suas fotos e vídeos. Pense nos seus objetivos e considere qual o caminho mais acessível a seguir para alcançá-los.
3) Renovar o entusiasmo ou despertar a criatividade
Para os fotógrafos, uma câmera nova e atualizada ou uma nova lente podem ser um importante motivador para reavivar o entusiasmo. Muitos certamente veem isso como uma desculpa velada para gastar dinheiro com alguns novos equipamentos, mas pode fornecer um impulso necessário para renovar sua criatividade.
Por exemplo, adicionar uma lente de grande abertura - com um f-stop de f / 2.8 ou maior - ao seu estábulo revela uma perspectiva totalmente nova, permitindo desfocar ainda mais os fundos e videos e isolar o assunto do fundo.
Da mesma forma, uma lente teleobjetiva permitirá que você componha fotos mais fechadas.
Se você já está fotografando com uma DSLR, dependendo das lentes que está usando, adicionar um teleconversor à sua bolsa pode ser uma opção mais econômica para aumentar a distância focal da lente. Os teleconversores se encaixam entre a lente e a câmera e adicionam um certo nível de ampliação, como 1,5x ou 2x. Muitas lentes são compatíveis com teleconversores, mas nem todos, portanto, verifique com o fabricante antes de comprar um.
Enquanto alguns fotógrafos podem continuar a produzir imagens atraentes com um corpo básico e uma lente de 50 mm, muitos descobrirão um novo reino de possibilidades que se revelará com o acréscimo de novos equipamentos.
4) Idade da Câmera
Meu ponto é que uma câmera digital com uma boa lente que tirou fotos fantásticas há uma década ainda pode tirar fotos fantásticas hoje!
E o envelhecimento mecânico? Esta é uma consideração. Os fabricantes fazem testes de tortura - os testes variam de 50.000 ciclos para câmeras básicas a quase 10 vezes esse valor para modelos superiores.
Mesmo na extremidade inferior do teste, 50.000 ciclos fornecem muitos ciclos - pouco menos de 14 fotos por dia durante 10 anos consecutivos. No entanto, se você estiver se aproximando desse número de ciclos do obturador, seu obturador a câmera pode estar com tempo contado. Uma pequena ida para a troca numa assistência do obturador já pode sanar o assunto.
O envelhecimento estético também é um ponto, quando as alças e botões emborrachados começam a se soltar da câmera, pode ser um pouco inconveniente.
Nossa dica para esse caso são:
SKINS fotográficas e Alças personalizadas, você rejuvenesse a câmera e ainda dá o seu toque pessoal nelas, e tudo isso gastando muuuuuito menos do que trocar de câmera :)
5) Suas necessidades e demandas
É aqui que as coisas ficam um pouco mais complicadas. Se você está forçando o limite de desempenho técnico de sua câmera - foco automático, resolução, ruído ISO, faixa dinâmica, etc. - então uma câmera mais antiga pode não funcionar tão bem quanto você precisa.
À medida que fotógrafos veteranos cresceram por meio de sistemas digitais em evolução, eles têm impulsionado a tecnologia, expandindo sua fotografia para atender aos recursos das novas câmeras. Embora os fotógrafos possam pensar que as câmeras mais antigas os impedem, a prova está no fato de que imagens incríveis foram tiradas nos primeiros dias da fotografia digital.
Todas as câmeras digitais têm limitações em seu desempenho, assim como o filme tem suas próprias limitações. Como um artista em uma arte de base técnica, você precisa reconhecer as limitações de sua câmera e / ou lente e trabalhar dentro desses limites. Conforme a tecnologia remove, expande ou ajusta essas limitações, você pode expandir sua arte.
E por fim ...
A sua habilidade e conhecimento como vídeomaker ou fotografo(a), fala muito mais alto que um bom equipamento, mas é claro que se equipamentos antigos estão causando limitações no consideráveis no seu trabalho, é a hora de trocar o equipamento para um novo.
Se você tiver condições, compre tudo aquilo que você achar necessário. Mas minha recomendação é que considere os fatos que foram ditos neste post. Pois garanto que vai poupar frustração, dor de cabeça e uma boa grana!
E quando chegar a hora de comprar, escolha de forma inteligente ;)
Às vezes você consegue chegar nos mesmos resultados que busca gastando 10 vezes menos!
José Alfredo
Analista de Marketing na EPICS.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe