Seu logo te representa? Veja 3 casos de sucesso na fotografia!
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Vivemos num mundo em constante mudança, onde tudo evolui de maneira acelerada. Com isso, também crescem o consumo de produtos e serviços, tornando o mercado ainda mais competitivo.
Por isso, para acompanhar essa evolução e nos manter no mercado, temos que estar sempre dispostos a melhorar e evoluir. E como nós, fotógrafos, podemos demonstrar nossa evolução ou uma nova fase da nossa percepção artistica?
Primeiro, vamos pegar exemplos de grandes empresas do mundo todo e o que elas estão fazendo para tentar expor sua marca para novas audiências, revigorar seus produtos e demonstrar que estão em uma nova fase ou numa evolução crescente:
Muita gente estranhou quando eles mudaram, pelas cores fortes e chamativas, mas e hoje? Como você avalia a evolução do Instagram? De 2016 para cá, ele evoluiu?
Por isso, para acompanhar essa evolução e nos manter no mercado, temos que estar sempre dispostos a melhorar e evoluir. E como nós, fotógrafos, podemos demonstrar nossa evolução ou uma nova fase da nossa percepção artistica?
Primeiro, vamos pegar exemplos de grandes empresas do mundo todo e o que elas estão fazendo para tentar expor sua marca para novas audiências, revigorar seus produtos e demonstrar que estão em uma nova fase ou numa evolução crescente:
1) Instagram
O primeiro exemplo é muito conhecido pelos profissionais da fotografia, né? Você se lembra como era o logo do Instagram em 2016?Muita gente estranhou quando eles mudaram, pelas cores fortes e chamativas, mas e hoje? Como você avalia a evolução do Instagram? De 2016 para cá, ele evoluiu?
"Nós fomos inspirados pelo jeito a comunidade cresceu e mudou, e queríamos criar algo que refletisse como é vibrante a forma de contar histórias com o Instagram", disse um porta-voz em 2016.
2) Starbucks
Com mais de 24.000 lojas em mais de 70 países diferentes, a Starbucks é uma das marcas mais influentes do mundo inteiro. Seu logotipo - uma sereia verde e branca feita de linhas e círculos enigmáticos - é facilmente uma das mais reconhecidas na história moderna.Mas se você encontrasse a sereia original em sua loja principal em Seattle no ano 1970, você provavelmente ficaria muito assustado. O logotipo "café, chá, especiarias" marrom original era simples, mas a sereia no centro era grosseiramente desenhada, incorporava muitos detalhes e ainda mostrava os dois seios. Sim, havia seios literais no primeiro logotipo da Starbucks.
E ai, você acha que o Starbucks estaria presente em 70 países se não tivesse evoluido sua marca?
3) Air Bnb
O Air Bnb em 2014 estava avaliado em 10 bilhões de doláres, quando surpreendentemente lançou um novo logo e um novo website. Mas porque?Os 3 fundadores do Air Bnb tinham passado o último ano tentando encontrar a verdadeira essência da empresa, e depois de muita conversa, chegaram a um acordo pela figura de "pertencer", a idéia de que através de seu serviço, um viajante pode se sentir em casa em qualquer lugar.
E a troca da identidade foi uma das formas que conseguiram para transformar a missão da empresa e continuar crescendo, e hoje o Air Bnb está avaliado em mais de 30 bilhões de doláres!
E você, acha que fotógrafos e videomakers não precisam também demonstrar essa evolução?
Desenvolver uma marca profissional para fotógrafos não é tarefa fácil; O fotógrafo não é uma grande empresa, então o branding sempre parte para um lado muito pessoal.
Por isso, muitos fotógrafos acabam caindo na armadilha de eles proprios criarem seu logo, mesmo não sendo um especialista em branding, ou acabam chamando aquele amigo que é designer para fazer para eles.
O que muitos designers não conseguem entender é que a missão deles tem que ser desvendar os valores e a essência de cada profissional. Porque não é apenas fazer um desenho bonito… Afinal, “ficar bonito na foto” o fotógrafo ja sabe né.
Por isso, antes de definir seu logo, sua marca, sempre procure ter em mente o que é branding e o quanto isso é importante para seu negocio na fotografia.
Então vamos te apresentar agora 3 projetos de redesign do logotipo, que acompanham a novo momento de Vilarindo, Glenda Campos e Bruno Rosa, realizado e inspecionado por profissionais que são especialistas em branding na área da fotografia há muitos anos.
1) Vilarindo
Fotógrafo de casamento desde 2006 em Cuiabá - MS, Vilarindo se viu num momento em que sua identidade visual não estava mais o representando, buscava algo que demonstrasse seu trabalho como inovador e transparecesse criatividade. Então ele buscou ajuda com a EPICS, e foi um dos primeiros a fazer parte do EPICS ID.E ele ficou muito contente com essa nova fase! Antes ele usava um tipo de tipografia simples com serifa, antigo, velho. Agora é mais moderno, casual, e se comunica melhor com seu público. Conseguindo passar uma mensagem de leveza, mais personalidade, com uma fonte legível, numa linguagem elegante e contemporânea, que traduzem muito bem o Fernando Vilarindo.
Como tem um sobrenome forte e diferente, ficou muito interessante a simplificação da marca em uma imagem icônica de uma pessoa feliz, com uma atmosfera divertida.
2) Bruno Rosa
Residindo em Dublin - Irlanda, Bruno Rosa é um nome conhecido no ramo da fotografia de casamentos. Com diversos prêmios, muitos internacionais, buscava uma marca que indicasse sua fase mais madura e transmitisse a arte da sua fotografia em apenas um desenho, trazendo a bagagem da sua história.Com atenção aos detalhes, num processo lúdico e preciso, sua nova identidade visual traz ícones feitos a mão combinados com seu nome em uma tipografia legível e bela.
Dessa forma, sua identidade visual se tornou única no mundo, e transmite tudo o que ele sempre desejou.
3) Glenda Campos
Glenda teve que passar por uma mudança na sua empresa, que era deixar de ser somente Glenda Campos para ser Glenda Campos e Gabriel Mattos. Sabia que uma identidade que deixasse em evidencia os dois ia ser muito dificil, mas era o que precisavam.Foi ai que procuraram fazer parte do EPICS ID, e simplesmente adoraram!
"Os olhos marejaram e as letras embaralharam, tamanha a emoção de ver nosso trabalho representado de uma maneira tão profissional"
E ai, o que acharam? Caso precise de alguma ajuda com seu logo ou sua marca, ou dúvida, conte sempre com a gente!
Se quiser saber mais sobre o EPICS ID, acesse: www.epics.com.br/identidade-visual-para-fotografos
Aproveite que por ser um serviço feito a mão, e passado por um rigoroso controle de qualidade, nosso atendimento é extremamente limitado no mês. Então se você está vendo esse post, sinta-se escolhido! Realmente queremos você fazendo parte desse time! =)
O que achou? Comente abaixo!
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