
Wedding Brasil 2022 - Insights das Palestras
Compartilhe
Após 2 anos sem Wedding Brasil, o evento voltou em 2022 pra arrasar! Foi muito emocionante encontrar quase 5 mil fotógrafos alinhados na mesma sede de aprender e se relacionar com outros profissionais da área.
Durante esses 3 dias assistimos algumas palestras e tiramos grandes insights pra compartilhar com vocês, dá uma olhada:
Gui Dalzoto
Palestra surpresa!
Gui começou falando sobre como atualmente todos temos um canal pra transmitir nossas fotos, vídeos e criações mas... elas tem conteúdo ou estamos só copiando técnicas sem contar nada?
”Todo mundo tem voz mas não tem mensagem”
Por que só produzir imagens bonitas?
Por que não contar histórias de verdade com seu trabalho e não só colocar no infinito slow-motion?

E foi com essas estratégias que ele emocionou as 4 mil pessoas que estavam assistindo ao vivo na plateia. Choramos, rimos, suspiramos e cantamos... ele deu LITERALMENTE um show no palco!
Não foque no engajamento de rede social
Fazer a entrega do vídeo de casamento no mesmo dia do evento, também conhecido como Same Day Edit, fez ele emocionar quem está na festa e dali tirar os próximos contratos. "É muito + fácil fechar com quem já estava ali e conheceu meu trabalho de verdade do que lutar por likes nas redes sociais.”
”Os meus melhores trabalhos não estão online, não quero que a noiva veja o meu melhor, quero entender o que eu posso fazer de melhor pra ela.”
Felipe Ferreira
"Legal Design e Visual Law"
Advogado e fotógrafo, Felipe conseguiu prender a atenção da plateia falando de assuntos burocráticos mas bastante necessários... como contrato de foto e vídeo.
Ele conseguiu deixar o tema leve e fácil de entender.
Se liga no que anotamos:
- Descomplique o contrato com truques visuais
A era dos textões e contratos de dezenas de páginas com letras minúsculas tá chegando ao fim :). Felipe apresentou o conceito do Legal Design e do Visual Law e como podemos aplicá-los pra exemplificar e deixar nossos contratos de foto e de vídeo mais visuais e fáceis de entender.

Um exemplo bem simples:
Pra quê escrever "...hospedagem e transporte aéreo" se você pode usar 2 símbolos pra simplificá-los e facilmente teu cliente bater o olho no contrato e entender pra onde são tais despesas?
Aprenda a deixar seus contratos de fotografia ou vídeo + simples e visuais
- Contrato pra qualquer trabalho
Mesmo que você vá filmar ou fotografar um parente, amigo ou influencer, tenha um contrato. O contrato estabelece as regras.
Ele assegura ambas as partes do combinado de cada um no trabalho, nada fica mal entendido se as regras estiverem na mesa. Então lembre-se: Mesmo fazendo trabalhos de graça, por permuta, por portfólio... a regra é clara: faça um contrato!
- Quanto tempo guardar as fotos?
Aquela dúvida cruel... por quanto tempo devemos armazenar os arquivos dos clientes?Isso implica diretamente em investimento para HD's ou para (o mais seguro) nuvens como Dropbox, Google Drive etc...
Felipe contou que após uma decisão do STJ, se não tiver nenhuma cláusula no seu contrato descrevendo o prazo sobre sua escolha de quanto tempo você vai guardar o arquivo, você deve esperar o prazo da prescrição de 10 anos, para só então não ter mais obrigação em guardar as imagens.
Conteúdos pra te ajudar sobre os insights do Felipe:
- Contrato de Fotografia (Modelo e exemplos)
- Contrato de Vídeo para Vídeomakers ( Modelo e exemplos)
Nei Bernardes
Re-Inventar!
Ele foi a primeira palestra do congresso, tirou sorrisos, suspiros e principalmente: INCÔMODOS! Pra se re-inventar precisamos sair do lugar e não se acomodar com o pouco. Se liga nas principais ideias que anotamos da palestra do Nei:
Não se acostume com o pouco se você pode ter mais..
Ao longo da pandemia nos acostumamos a "ter um dinheirinho" comer uma "comidinha" , mas agora com a retomada você tem novas perspectivas e pode voltar a crescer do jeito que estava antes.. ou até melhor! Foque em crescer até onde você não espera limite, não deixe pequenos hábitos prender sua evolução e seu empreendedorismo.
Fotos que dão engajamento e não fecham contratos
Nei mostrou as fotos com + engajamento do Instagram dele, uma das principais é uma foto que traz muiito pedido de orçamento mas não faz fechar a venda.
Por quê? Por que aquela foto não é a base da identidade do trabalho dele, ela atrai likes, atrai comentários mas ela não é a "Fotografia do Nei".
Ele faz a foto pelo casal, assim como muitos de nós fotografamos com o balão de corações que o os casais pedem, criamos a composições criativas, fazemos ela ficar atrativa, mas... ela não é a sua identidade.
Outras fotos como essa abaixo do casal pulando entre a vaca ou a do lado com dinamismo, movimento... isso é o trabalho do Nei. Quem se identifica com essas fotos, se identifica com o trabalho em essência do Nei Bernardes, e é muito + fácil ele fechar orçamentos pro cliente que se identifica com sua identidade do que com a "foto que atrai likes"
”Faz entrar muitos orçamentos mas não fecha como as fotos que são a minha identidade”
Veja + sobre o Nei e seus trabalhos:
- Site Nei Bernardes
- Curso para fotógrafos - Fotografia Fora da Caixa
Rafael Ferreira
Marketing e Habilidades para crescer
Ele palestrou duas vezes, lotou as cadeiras em ambas as palestras e deu chuva de ideias pra na área do marketing, empreendedorismo e pós-edição.
Na foto ao lado você vê um slide que ele cita tópicos pra você aprender a vender.
Um site bem posicionado no Google
Rafa comentou que + de 5.6 BILHÕES de pesquisas são feitas por dia no Google, e que o fotógrafo/vídeomaker tem que entender o quanto esse é um campo gigante pra explorar.
Pense que hoje quando você busca um profissional, provavelmente é o Google que você abre pra digitar ;)

Inclusive na própria palestra o Rafa recomendou a EPICS como uma solução de Site que te ajuda com SEO :) (além de outras coisitas mais!)
Ele já indica nossas soluções para os alunos dele do BEPRO e recentemente colocamos o site da Tai Artmann no ar :) vem dá uma olhada.
Crie um produto digital
Essa dica ele deu no palco Marketing e Vendas. Se todos estão vendendo algo online, por que você não está? Ao invés de julgar por que não tentar? Se estão fazendo é por que dá certo!
Seja um e-book para suas clientes, um curso online, ou um preset; o custo para produzir esses produtos são extremamente baixos, já que só depende do seu tempo e dedicação e, se bons os produtos o lucro será imenso.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe