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Afinal, como funciona o posicionamento do google?

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Em um negócio baseado em uma plataforma digital — como o de fotografia costuma ser —, a construção de sua visibilidade deve levar em conta o posicionamento do Google. Uma boa colocação implica diretamente em maior facilidade para que clientes o encontrem, gerando, assim, mais oportunidades de negócio.

Mas disso você já sabe, não é mesmo? O que falaremos no post de hoje diz respeito a como um site fica bem posicionado em buscas e o que é preciso fazer para melhorar seu rankeamento. Continue a leitura!

O posicionamento do Google (ou rankeamento)

Chamamos de rankeamento o próprio posicionamento do Google. Alcançar as primeiras posições de uma busca por uma palavra-chave relacionada ao negócio é um dos grandes objetivos das estratégias de marketing digital das marcas. Isso envolve uma série de melhorias que o site precisa ter.


A maioria dos clientes pesquisa no Google antes de contratar um serviço fotográfico. Por isso, um bom rankeamento é um importante diferencial competitivo que você pode adquirir em relação aos seus concorrentes.

Suponhamos que um determinado empresário esteja à procura de um fotógrafo publicitário em São Paulo. Ele pesquisa por esse termo no Google e aparecem várias opções, dentre mídias pagas (anúncios) e resultados comuns (orgânicos).

Anúncios, naturalmente, aparecem nas primeiras posições, mas o que confere um bom posicionamento aos demais? Claramente, os resultados não são exibidos de modo aleatório. Cada página é avaliada conforme a ferramenta PageRank e, quanto melhor for sua nota, mais acima o site aparecerá.

Essa avaliação leva em conta vários aspectos técnicos, como:

  • Presença de palavras-chave;
  • Qualidade formal do conteúdo;
  • Limpeza do código da página (códigos quebrados são mais difíceis de serem lidos pelo algorítmo);
  • Presença de um design que se adapte a dispositivos móveis.

5 características de uma página bem posicionada

Abaixo, apresentamos mais algumas práticas que empresas bem posicionadas costumam adotar em suas estratégias — e que você também pode levar para a sua página profissional. Confira!

1. Palavras-chave relevantes e atualizadas

Deve-se pensar no termo que o cliente em potencial pesquisaria para chegar à página e, assim, construir o conteúdo baseado nisso.

De acordo com o exemplo que demos, é importante que a página contenha a palavra-chave "fotógrafo publicitário em São Paulo" ou "fotografia publicidade em São Paulo" (e possíveis variações). A atenção às palavras-chave é especialmente importante para o blog ligado ao site corporativo, pois é lá que a maior quantidade de conteúdo estará.

É sempre importante, também, usar o Google Trends para saber quais palavras-chave ligadas ao negócio têm tido um volume interessante de pesquisas nos últimos tempos. Mas não abuse, isso porque mesmo sendo fundamental que a palavra-chave esteja presente na página, sua repetição excessiva é uma prática que o algoritmo do Google não avalia bem. Geralmente, essa característica evidencia um texto maçante para o leitor.

2. Títulos em imagens

O algoritmo do Google ainda não sabe ler imagens, mas interpreta o texto das páginas em que elas se encontram, além de compreender os títulos dos recursos visuais carregados. Portanto, é útil que imagens presentes no site contenham a palavra-chave de alguma forma, para que fique ainda mais claro do que a página trata.

Os EPICS site gerenciam automaticamente os títulos das imagens carregadas, com base nos nomes das galerias que o usuário monta na página. Isso os torna padronizados e interpretáveis pelos algoritmos de pesquisa.

Além disso, é a variação de formatos do conteúdo que a busca avalia de modo positivo. Falaremos mais sobre o assunto no tópico seguinte.

3. Conteúdo otimizado

O conteúdo — tanto sua matéria como a forma como é apresentado — merece uma dose de cuidados que faça com que o posicionamento no Google seja o melhor possível.

Variedade

Aproveitando o gancho do tópico anterior, conteúdos de formatos distintos em uma mesma página são bem vistos pelo algoritmo do Google. Portanto, é útil postar texto e imagem. Também vale acrescentar um vídeo relacionado, por exemplo. Isso o torna mais atrativo para o usuário no próprio site e em redes sociais, além de trazer uma variedade interessante para o buscador.

Relevância

A importância do conteúdo para o público do negócio traz dados que indiretamente beneficiam o posicionamento da página. Tempo de permanência e baixas taxas de rejeição de usuários impactam positivamente na avaliação e são monitorados cuidadosamente pelo Google.

Formatação

Um texto de tamanho mínimo que gire em torno de 500 a 1000 palavras é adequado para os parâmetros de conteúdo do Google. Quanto mais termos, melhor: o algoritmo considera um artigo maior como mais aprofundado e, portanto, mais útil para o leitor.

Também é possível facilitar o trabalho do mecanismo de busca por meio de meta tags. Com elas, destaca-se o título do conteúdo — sendo útil que contenha a palavra-chave — e pode-se fornecer uma breve descrição do que o usuário encontrará na página (para aparecer no resultado de pesquisa).

Os EPICS Site gerenciam suas meta tags de modo automático, facilitando o uso para quem não tenha experiência na área.

4. Design responsivo

O algoritmo do Google se preocupa muito em oferecer uma experiência de qualidade para seus usuários. Tendo em vista o rápido crescimento de acessos e pesquisas a partir de dispositivos móveis, têm sido mais bem avaliadas páginas que se adaptam a esses aparelhos.

Isso reduz contratempos ligados à visualização de sites de PC em celulares, como ter que dar zoom para ler, botões próximos e rolagem lateral. Esses pontos atrapalham a experiência do usuário, que tende a passar menor tempo no endereço e a rejeitá-lo mais rapidamente.

5. Boa velocidade de carregamento

Um site que carrega rapidamente é positivo tanto para o algoritmo do Google — por indicar que seu código é mais limpo — quanto para o usuário, que tem que esperar menos para visualizá-lo. A ferramenta de buscas, claro, leva isso em consideração para rankear páginas.

E observe que "esperar muito" é questão de segundos! Uma pesquisa demonstrou que 40% dos usuários abandonam uma página que leva mais de 3 segundos para carregar.

Quando se trata de um negócio fotográfico, especialmente, também é preciso resistir à tentação de postar aquela imagem de resolução enorme e qualidade igual à do arquivo RAW no site. Vale apostar em uma velocidade de página melhor para atrair mais visitantes.

Tendo isso em mente, os EPICS Site comprimem as imagens dos usuários o suficiente para manter sua qualidade e reduzir seu tempo de carregamento. Além de servidores otimizados para velocidade e compressão de arquivos de layout, nossos sites são ideais para garantir a melhor velocidade de navegação possível.

O posicionamento do Google, portanto, leva em consideração tanto fatores técnicos quanto a qualidade do conteúdo publicado em seu site. Tudo isso para oferecer aos usuários que realizam pesquisas a melhor experiência possível. Atente-se aos pontos que abordamos e corra atrás das primeiras colocações nas pesquisas!

O que achou de nosso artigo? Já utiliza alguma das práticas citadas em seu site profissional ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo. Queremos saber sua opinião!

O que achou? Comente abaixo!

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