Luz natural ou artificial na fotografia?
Compartilhe
Tem dificuldades em como tirar o melhor proveito da iluminação? Seja natural ou artificial, elas possuem características distintas e é preciso se atentar a alguns detalhes para tirar melhor proveito nas suas fotos.
Mas fique tranquilo, abordaremos sobre cada luz, as suas diferenças e algumas dicas de como aproveitar da melhor forma cada estilo de luz, vamos lá?
Capa: Rafael Fontana
O que é a Luz natural?
A luz natural, proveniente do Sol, possui diferenças de luminosidade, varia de uma luz dura, suave, quente ou fria de acordo com o clima e horário. Existem outras fontes de luz naturais, são a lua, as estrelas, os raios e as auroras boreais, mas esses ficam para a próxima, iremos focar apenas no sol como nossa iluminação.
É a luz mais usada devido a sua acessibilidade, por não ter custo, também pelas suas cores marcantes, mas deve-se atentar em alguns desafios, pois é uma iluminação imprevisível dependendo das variações do clima e horários específicos do dia, vamos falar sobre alguns desses pontos a seguir.
Características da Luz natural
Acessibilidade - Como mencionado anteriormente, é a luz mais popular devido a sua acessibilidade, já que o fotógrafo iniciante precisa apenas de uma câmera para começar a fotografar, sem ter um gasto maior com equipamentos de iluminação (artificial).
Caso queira melhorar o controle da iluminação na sua fotografia usando a iluminação natural, o uso de rebatedores e difusores é uma alternativa interessante e com preços acessíveis.
Foto: Aarón Blanco
Hora do dia - O horário é um fator de extrema importância, o resultado pode variar conforme a hora do dia. Um exemplo é o uso da Golden Hour, que começa cerca de uma hora antes do pôr do sol e uma hora após o nascer do sol, gerando uma luz mais suave e um efeito dourado marcante.
Imagem: Prefeitura de Goiânia
DICA: Veja aplicativos que ajudam a vida do fotógrafo Leia aqui.
Entre os dois períodos (manhã e tarde) a temperatura da luz varia pra branca ou fria, chegando ao ápice ao meio-dia, momento onde a luz fica mais intensa e com muitos contrastes, por isso saber o horário certo para realizar suas fotos é essencial, mas ser flexível com essas variações de luz é o que diferencia o fotógrafo, mas falaremos mais em seguida.
Intensidade da luz - Como mencionado anteriormente hrários próximos às 12h a luz é mais intensa, criando grande contraste, se não tomar cuidados nesses períodos, você pode ter alguns problemas na hora de clicar e processar suas fotos, com céus estourados devido a grande quantidade de luz, e se o assunto for uma pessoa, as sombras ficam mais difíceis de lidar, principalmente no rosto.
Você pode contornar esse problema usando o ambiente ao seu redor para dominar a luz ou usar equipamentos como rebatedores e difusores para ter melhor controle, suavizando a luz e diminuindo os contrastes, além de ter preços mais acessíveis do que usar equipamentos de iluminação.
Confira o vídeo rápido na prática com dicas de como fotografar ao MEIO-DIA:
Vídeo EscoladeFotografos
De olho no clima - Ao fotografar com a luz natural, você ficará dependente das condições do tempo, se o dia estiver ensolarado, nublado, chuvoso... cabe ao fotógrafo saber aproveitar da melhor forma essas condições.
Ex: Dia nublados, podem parecer sem graça logo de cara, mas o que grande parte dos fotógrafos iniciantes não sabem é que as nuvens são um grande aliados na hora de clicar, servindo como difusor, suavizando a luz e diminuindo o contraste das sombras, ótimo para fotografias de pessoas, produtos e explorar a criatividade.
Veja o breve vídeo abordando as qualidades de se fotografar em dias nublados e chuvosos:
Vídeo sanguesuorefoto
Direção da luz - Como o sol possui o seu trajeto próprio, aproveitar a direção dessa luz te dará melhor controle nos realces, meios-tons e sombras das suas fotos, saber como direcionar seu assunto ao redor da luz é o que vai dar destaque de iluminação na sua foto.
Veja como a direção da luz no assunto principal pode mudar totalmente a sua foto:
Foto - ROMAN ODINTSOV
Foto - Natasha tirtabrata
Foto - Roman Grachev
Foto - Angelo Abear
O que é a Luz artificial?
Ao contrário da Luz natural a luz artificial, é qualquer fonte de luz produzida por equipamentos ou acessórios como Leds, flashes, lâmpadas… ou seja, qualquer fonte de iluminação elétrica.
Foto: Alexander Dummer
A luz artificial permite que um fotógrafo controle a direção, intensidade e cor da luz, o que pode produzir uma iluminação mais precisa e consistente do que a luz natural. No entanto, a luz artificial pode ser mais complexa na hora de clicar, veremos a seguir algumas características da luz artificial.
Características da Luz artificial
Preços elevados: Uma das barreiras do uso da luz artificial é devido aos altos custos dos equipamentos, para o fotógrafo iniciante é difícil o acesso a esses equipamentos, desestimulando o uso deste tipo de iluminação.
Mas há outras alternativas para começar a usar uma iluminação artificial de forma mais acessível, é com a montagem de softbox caseiros, com o uso de lâmpadas de led/fluorescentes, papelão ou pvc.
Vídeo: Criação Tática
Controle total - diferente da luz natural, onde se tem horários específicos para atingir certos resultados, com a iluminação artificial você tem o controle total da luz, podendo posicionar onde quiser os pontos de luz, além de melhorar a iluminação junto com a luz natural.
Veja como o fotógrafo Jason Vinson, fez fotos de um casamento em condições desfavoráveis, usando equipamentos que auxiliaram na hora de clicar.
Conhecimento técnico - o uso da luz artificial requer um pouco mais de técnica na hora de clicar, já que envolve o conhecimento a mais sobre como funciona a luz e o próprio equipamento, mas não se preocupe, com o alguns estudos básicos de iluminação o fotógrafo consegue criar ótimos resultados em pouco tempo.
Separei um fotógrafo que produz fotos incríveis no seu estúdio e ele mostra de uma forma descontraída e didática, como dominar a luz na sua fotografia - Ronaldo Carvalho.
Intensidade da luz - além do equipamento, o uso de modificadores auxiliam o fotógrafo a controlar a intensidade e direção da luz, como: softbox, octabox, rebatedores, beauty dish, filtros de cor, entre outros no mercado.
O uso de modificadores melhora o controle da luz de acordo com sua vontade, direcionando a luz ao ponto desejado, podendo deixar mais suave ou dura, modificar as cores, ou seja, é possível controlar cada ponto de luz da sua cena.
Veja como funciona cada ponto de iluminação das fotos abaixo e depois a união de todas:
Fotos: Ronaldo Carvalho
Os dois esquemas de luz, possuem suas diferenças, defeitos e qualidades. Veja as vantagens e desvantagens de cada iluminação a seguir:
Luz natural
Vantagens - luz abundante, as cores naturais são lindas, principalmente a Golden Hour, ela não exige tanto conhecimento técnico.
Desvantagens - não é estável, difícil o controle de luzes intensas, limitada a "seguir a luz", como melhores horários para fotografar.
Luz artificial
Vantagens - controle total da luz, sendo mais confiável, criar uma iluminação diferenciada devido ao controle da luz, podendo criar fotos diferenciadas, manter o mesmo esquema de luz nas suas fotos, complementar a fotografia com luz natural e artificial, entre outras coisas.
Desvantagens - os custos são mais elevados, peso dos equipamentos, necessário estudo para entender o funcionamento dos equipamentos e da luz.
Qual é a melhor iluminação?
Agora que falei alguns dos pontos positivos e negativos de cada iluminação, decidir qual é a melhor iluminação vai depender do que você deseja e o que você tem disponível.
Vamos supor que você vai fotografar um casal em um ensaio casual, usar a luz natural pode se encaixar melhor, pois irá transmitir leveza nas suas fotos principalmente se composta na realidade do casal (fotos tiradas ao ar livre).
Outro cenário seria: você recebeu uma proposta para fotografar o editorial de revista, se não for uma proposta com pegada natural, provavelmente será necessário o uso da iluminação artificial além de um local específico para realizar essas fotos, usar luz artificial com luz natural pode ajudar a manter alguns dos elementos naturais na foto mas tenha a certeza de destacar o assunto ou produto principal.
Não há regras a serem seguidas, o uso dependerá do que o seu cliente ou você deseja capturar, na fotografia tudo é válido para se obter bons resultados.
Conclusão
Agora que você já desmistificou como funciona a luz natural e artificial e soube um pouco de suas características, suas vantagens e desvantagens e quais tipos de iluminação podem ser necessárias de acordo com o serviço que realizar. Cabe a você decidir qual é a iluminação mais adequada para seu trabalho.
Conta aí pra gente, prefere luz natural ou artificial e qual o motivo da escolha? Se já fotografou em um estúdio ou usou iluminação artificial, conte como se saiu
Ei, fotógrafo
Quer ser encontrado no Google, exibir seu portfólio na maior vitrine do mundo e aumentar seu faturamento com a venda de fotos, chama um de nossos representantes para saber mais =)
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe