• Home
  • EPICS Site
  • EPICS Select
  • EPICS Play
  • EPICS Id
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Login
  Dicas para fotógrafos e notícias sobre fotografia | Blog EPICS
  • Home
  • Soluções
    • EPICS Site
    • EPICS Select
    • EPICS Play
  • Planos
    • EPICS Site
    • EPICS Select
    • EPICS Play
    • EPICS Id
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Login
  Dicas para fotógrafos e notícias sobre fotografia | Blog EPICS
  • Home
  • Soluções
    • EPICS Site
    • EPICS Select
    • EPICS Play
  • Planos
    • EPICS Site
    • EPICS Select
    • EPICS Play
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Login

Como mensurar resultados de anúncios no Facebook e Instagram

Veja mais: 10 anos Artigos Dicas Equipamentos Eventos Foto da Semana Histórias de Sucesso Inspiração Notícias Tratamento de Imagem Viagem

Compartilhe

Antes de começar, você já deve ter lido: O que é pixel do facebook? Aprenda nesse passo a passo de como integrá-lo ao seu site, depois veja como anunciar no Facebook e Instagram de forma correta.

Se você já configurou sua Conta de Anúncios no gerenciador de anúncios do Facebook, já criou uma campanha, configurou o conjunto de anúncios e criou diferentes anúncios, é hora de ver as métricas ver o que está dando resultados para o seu negócio.

Passo 1: acesse o Gerenciador de Anúncios
-No menu lateral no seu perfil do Facebook, pode estar escrito Gerenciador de anúncios ou Anúncios. 

Foto Como mensurar resultados de anúncios no Facebook e Instagram - Imagem 3
Como dissemos anteriormente, a interface do Gerenciador não é lá muito amigável, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Você verá uma tela como esta abaixo, contendo as suas campanhas.
Foto Como mensurar resultados de anúncios no Facebook e Instagram - Imagem 3

Dentro do Gerenciador de Anúncios com as suas campanhas, é importante observar algumas colunas e o que elas nos informam.

Orçamento
É a quantia em dinheiro que você demandou para determinada campanha. Lembrando que o orçamento pode ser Diário (um valor X por dia) ou Vitalício (um valor X para um período inteiro).

Cliques no link/Cadastros/Custo por lead.
É possível verificar diversas métricas dentro do gerenciador de anúncios, dependendo do objetivo da sua campanha, mas algumas métricas sempre são boas para serem consultadas, quantas pessoas clicaram no anúncio, quantos cadastros foram feitos e qual foi o custo por lead.

Alcance
É o número de usuários que foram atingidos pelos seus anúncios de acordo com o Posicionamento escolhido para sua campanha.

Impressões
Esse número mostra quantas vezes o anúncio foi visto pelas pessoas. Este número pode ser maior que o número de pessoas alcançadas, pois uma pessoa pode ver o mesmo anúncio mais de uma vez.

Resultados
Existem dezenas de outras métricas dentro do Gerenciador de Anúncios. Em personalizar Colunas, pode inserir, retirar e combinar diversas métricas. Mas de início estas são as métricas mais importantes (e simples) a serem analisadas.

NOTA: O Gerenciador de Anúncios do Facebook passa por constantes atualizações mensalmente. Frequentemente, alguns recursos, botões e informações são movidos de um lugar para o outro, bem como algumas funcionalidades são inseridas enquanto outras são removidas.

COMO SABER QUAIS ANÚNCIOS ESTÃO FUNCIONANDO MELHOR? VEJA UM EXEMPLO REAL:

Para analisar os anúncios que estão sendo veiculados dentro de uma campanha. Selecione a campanha a ser analisada em Campanha > Conjunto de Anúncios > Anúncios e você verá uma tela como esta abaixo:

Foto Como mensurar resultados de anúncios no Facebook e Instagram - Imagem 3

Novamente, será necessário analisar algumas colunas. Aqui, vamos às colunas, porém por cada anúncio.

Assim, você pode ver qual anúncio está te gerando mais cliques, mais cadastros e custo por lead, entre outras métricas que forem importantes para você. 

DICA: Por recomendação do Facebook, inclua pelo menos 4 anúncios por conjunto de anúncio, isso serve para o Facebook consiga fazer os testes de qual anúncio pode gerar mais resultados. 

PONTOS A SEREM OBSERVADOS:

Esta é uma campanha real. Dentro dessa campanha, criamos diversos anúncios - em foto, e em vídeo.

Ficou nítido, por meio das colunas de resultados, que alguns anúncios foram melhores que os outros, gerando mais resultados, por isso é importante ter vários anúncios por conjunto de anúncio, nunca tenha apenas um anúncio, pois será muito difícil obter melhores resultados se não tiver outro ponto de comparação.

Sendo assim, durante a campanha, desativamos anúncios que não estão sendo eficientes, e deixamos somente os melhores ativos. Para desativar um anúncio, basta clicar no módulo "on/off" ao lado da foto do anúncio, que você vê na imagem acima.

COMO SABER SE O CUSTO BENEFÍCIO ESTÁ SENDO BOM?

Como você viu, é muito vantajoso investir em Anúncios, pois o público dos fotógrafos navega bastante por essas redes, e aliando seu site com anúncios nas redes sociais o resultado tende a ser muito positivo. Mas como saber se realmente está valendo a pena?

A coluna de Custo Por Lead já lhe dá um bom parâmetro se está sendo positivo investir em anúncios. Mas para ser mais preciso, podemos fazer um cálculo simples chamado ROI - Retorno Sobre Investimento.

A fórmula é: (valor ganho - valor investido ÷ 50 x 100)

ou

(500 - 50 ÷ 50 x 100) = 900

NA PRÁTICA:

Se você investiu R$50 em anúncios, e conseguiu fechar um ensaio por R$500, você teve um ROI de R$450, ou seja, um aproveitamento de 900%.

Se a cada R$50 investidos você fechar um ensaio de R$500, significa que, na teoria, ao investir R$200, você teria R$1800 de retorno. 

Caso haja dúvida, há um link para calcular o ROI online.

IMPORTANTE: Esta não é uma projeção 100% precisa, pois existem diversas variáveis. Não há como afirmar que este cálculo tem 100% de precisão, mas tem um jeito de saber: se você tentar.

LEIA TAMBÉM: Dicas de SEO para fotógrafos na prática

INDO MAIS FUNDO

O Facebook disponibiliza uma plataforma de estudos para quem quiser aprofundar os conhecimentos em anúncios: o Facebook Blueprint, onde você consegue acessar cursos em qualquer idioma, gratuitamente. 
 
Comente se você tem interesse em saber mais sobre Pixel do Facebook, ou se ficou alguma dúvida durante o processo de analisar os resultados das suas campanhas. Estamos aqui para ajudar, e esperamos que este artigo tenha sido útil para você. 

Invista em resultados, saiba como podemos te ajudar

O que achou? Comente abaixo!

Compartilhe

Posts Relacionados

Como Revelar Filme de Câmera Analógica em Casa

Como Revelar Filme de Câmera Analógica em Casa

Evandro Teixeira e o Fotojornalismo Brasileiro: Um Legado de Imagens e Resistência

Evandro Teixeira e o Fotojornalismo Brasileiro: Um Legado de Imagens e Resistência

Tipos de Filmes para Câmeras Analógicas: Como Escolher e Quanto Custa

Tipos de Filmes para Câmeras Analógicas: Como Escolher e Quanto Custa

Fotografia Analógica para Iniciantes: Tudo sobre Câmeras e Filmes

Fotografia Analógica para Iniciantes: Tudo sobre Câmeras e Filmes

"Nesting Party": A Tendência do Chá de Bebê Intimista

"Nesting Party": A Tendência do Chá de Bebê Intimista

O Sucesso de Ainda Estou Aqui e a Fotografia de Adrian Teijido

O Sucesso de Ainda Estou Aqui e a Fotografia de Adrian Teijido

Um jeito fácil e agradável para seu cliente escolher, favoritar, compartilhar suas fotos e também aprovar seus ÁLBUNS

INICIAR TESTE GRÁTIS
Mais Acessados
  • Foto branca | Download, wallpapers e onde usar 09 de agosto de 2021
  • Melhores sites de banco de imagens e fotos grátis 17 de junho de 2019
  • Melhores câmeras para iniciantes 26 de junho de 2019
  • Aumente resolução de fotos com Inteligência Artificial 24 de abril de 2023

ENTREGA DE FOTOS ONLINE
Sistema para fotógrafos com controle de prazos e aprovação de álbuns. eja mais...

Receba novidades e dicas
loading news
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Infelizmente houve um erro ao cadastrar seu e-mail. Tente novamente mais tarde.
EPICS Store
Veja mais assuntos
10 anos Artigos Dicas Equipamentos Eventos Foto da Semana Histórias de Sucesso Inspiração Notícias Tratamento de Imagem Viagem


Dúvidas?

ESCREVA PARA O BLOG DA EPICS!

Compartilhe suas dicas, informações ou histórias e ganhe até R$ 200 reais por post!

Quero fazer parte!
SOCIAL
Tags
como medir resultados face e insta como metrificar campanhas facebook facebook ads instagram ads como medir resultados campanha publicitaria mensurar campanha facebook mensurar resultados como mensurar resultados no instagram

Inspire-se

Receba novidades e dicas de fotografia

EU QUERO
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Infelizmente houve um erro ao cadastrar seu e-mail. Tente novamente mais tarde.
@epicsweb

ACOMPANHE NO INSTAGRAM